Edit Template

Parabéns SATA…quanto custou?

Parabéns à SATA Air Açores e à Azores Airlines que ganharam os seus primeiros prémios no World Travel Awards, os auto-entitulados “óscares do turismo”.
A Azores Airlines ganhou o “óscar” de companhia europeia líder entre a Europa e a América do Norte. Como foi possível e porquê agora?
Em primeiro lugar, e contrariamente aos óscares, esta distinção não tem uma base de mérito ou uma avaliação objetiva prévia. A única razão pela qual alguma coisa é “nomeada” para os World Travel Awards nas várias categorias-de-qualquer-coisa à disposição é porque pagou a inscrição. Nenhuma empresa que não se inscreva e que não pague pode ser “nomeada”. Até hoje, a Azores Airlines nunca tinha pago essa inscrição, logo não poderia ganhar, nem mesmo se fosse objetivamente a companhia líder e se as pessoas quisessem genuinamente votar nela. O que me leva a questionar se o fantástico trabalho de Meryl Streep como atriz e que lhe valeu 21 nomeações para os óscares terá sido também ele sujeito a inscrição e pagamento?! Se sim, terá sido um péssimo negócio, só ganhou três vezes.
Em segundo lugar, em 2023 e utilizando alguns dos parametros métricos do setor para definir uma posição de liderança entre a Europa e América do Norte, como seja o número de rotas e destinos, número total de lugares disponíveis, número de frequências ou os ASM (número de lugares disponibilizado por milha voada), a Azores Airlines ficou-se, em todos eles, por um valor percentual muito residual de 1% ou abaixo disso, de acordo com a Cirium Diio que agrupa todos esses parametros numa base de dados objetiva e neutra. As outras companhias europeias “nomeadas” para esta categoria – a Air France, British Airways, KLM, Lufthansa e Virgin Atlantic – são líderes assumidos neste eixo. Em conjunto, essas companhias representam cerca de 50% das várias métricas referidas.
Em terceiro lugar, e numa perspetiva do passageiro, as outras companhias “nomeadas” nesta categoria voam massivamente entre os dois continentes, com uma enorme variedade de destinos e de produtos – desde as luxuosas cabines individuais de 1ª classe às classes executivas com cama, à opção Economy Premium e aos ecrãs individuais em cada assento com vários “blockblusters” à escolha nas poltronas dos seus Airbus A380, A350 e A330 ou dos Boeing 777 e 787. Tudo isto contrasta com as limitações naturais do A321LR da Azores Airlines sem classe executiva e com um entretenimento modesto. Em terra, a companhia não tem uma sala VIP no seu aeroporto principal de Ponta Delgada e também não dispõe de um programa de milhas revolucionário que pudesse justificar uma votação muito diferente. Olhando para o ranking AirHelp de 2023, a Azores Airlines aterrou em 76º lugar entre as 83 companhias aéreas avaliadas, apenas melhor do que a British Airways, mas bem distante das restantes “nomeadas”.
Em quarto lugar, e acreditando na organização destes prémios, é um facto impressionante que a Azores Airlines, perante tudo isto, tenha conseguido angariar mais votos de consumidores e de profissionais do que as suas rivais. Falta apenas saber qual foi a base e a geografia dos votantes – isto para não levantar a suspeita de estarmos perante um sistema de votação semelhante ao televoto da Eurovisão…
Gostaria de acreditar que este prémio simboliza o mérito de um pequeno David que venceu não um, mas 5 Golias gigantes. Infelizmente, mais facilmente me recordo das palavras proferidas em 2021 por Elidérico Viegas, fundador e ex-presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, numa entrevista ao Jornal i: “este prémios são pouco conhecidos fora da indústria do turismo e são influenciados por interesses económicos de entidades privadas que vendem posições em troca de pagamento, contribuindo para a inação dos empresários e do governo”.
E se for verdade…quanto terá custado realmente este “prémio” aos contribuintes da SATA?

Pedro Castro*

*Consultor em Aviação Comercial e Turismo

Edit Template
Notícias Recentes
Segunda-feira foi o dia mais quente de sempre - Temperaturas nos Açores já rondamos 30 e água do mar vai aquecer mais
Bispo faz novas colocações de padres
Ponta Delgada reivindica piscina olímpica coberta
Médica do Hospital de Angra vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos
Psicólogos propõem restrições ao telemóvel nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores