Edit Template

Câmara Municipal de Ponta Delgada lança 1ª edição do Green Gardens Fest

De 22 a 24 de Março, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, em parceria com o CHAM- Centro de Humanidades, da Universidade dos Açores, vai realizar a 1ª edição do Green Gardens Fest, um festival de carácter cultural e recreativo que tem como principal objectivo dar a conhecer os jardins, quintas e parques do concelho.
Este evento, que também conta com o apoio e a participação da Associação Portuguesa dos Jardins Históricos (AJH), procura envolver os seus participantes no mundo das plantas e dos ecossistemas vivos, mostrando diversas práticas produtivas, ambientais e de sustentabilidade, bem como, elementos de design de jardins.
Tal como é possível ler na sinopse, os espaços seleccionados para o festival são do âmbito público e privado e interligam “os jardins mais urbanos e recreativos com os mais rurais e produtivos”, “os mais antigos e históricos aos mais modernos”, “as plantas raras, as histórias de família” e os “episódios peculiares”.
Neste sentido, a programação do evento, entre outras coisas, inclui a realização de três grandes itinerários, divididos por diferentes temáticas. A 22 de Março, o itinerário será focado nas quintas. Nele está incluída a visita a espaços como a Quinta das Bolas, a Quinta da Bela Vista e a Quinta Dr. Vítor Santos. O ponto de encontro será o Largo Mártires da Pátria e a actividade vai decorrer entre as 14h00 e as 17h30.
No dia seguinte, o destaque vai para os jardins de Ponta Delgada. Entre as 10h00 e as 16h00, será percorrido um trajecto entre o Jardim António Borges (ponto de partida na entrada sul), o Jardim Botânico José do Canto, o Jardim de Santana e o Jardim da Assembleia Legislativa.
O terceiro e último dia do festival, conta com um roteiro que dá ênfase aos jardins de produção e recreio. Entre as 9h00 e as 16h30, os participantes vão desfrutar de 6 locais únicos e distintos, como é o caso do Jardim Mártires da Pátria, a Quinta da Torre, o jardim experimental Chá Sete Cidades, o Jardim Pitoresco, o Jardim do Pico Salomão e a Quinta do Bom Despacho.
Todos os momentos agendados terão a presença e acompanhamento de especialistas, que farão uma explicação pormenorizada sobre os locais. Nos dias 23 e 24, haverá espaço para almoço, na estufa do Jardim José do Canto, em Ponta Delgada, e na Quinta da Queiró, nas Sete Cidades, respectivamente, mediante inscrição e pagamento prévio.
Paralelamente, ao longo dos vários dias, a programação conta ainda com vários momentos musicais e performances, workshops, acções ambientais e visitas-guiadas a diversos espaços.
Para inscrições e informação detalhada sobre o evento consulte o site azoresgreengardens.com .

Edit Template
Notícias Recentes
Prioridade nas creches será para crianças de pais trabalhadores
Milhares de Sopas do Espírito Santo hoje no Campo de S. Francisco
Açores registam forte subida no ranking das escolas
Número de doentes internados com Covid-19 está abaixar
Arquivado processo de dois padres Açorianos suspeitos de abuso sexual
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores