Edit Template

4 escolas açorianas escolhidas para o Parlamento Jovem

A Escola Básica 2, 3/S Armando Cortês Rodrigues, a Escola Básica 1, 2, 3/JI Francisco Ornelas da Câmara, a Escola Secundária Antero de Quental e a Escola Básica 2, 3/S Cardeal Costa Nunes foram eleitas ontem para representarem o Círculo dos Açores na sessão nacional do ensino básico do Parlamento dos Jovens.
A eleição decorreu durante a sessão regional, que teve lugar na sala do Plenário da sede da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na Horta.
Ao longo do dia, 59 alunos de vinte e nove escolas do ensino básico da Região apresentaram e debateram os projetos que desenvolveram nas escolas, durante a primeira fase do programa, sobre o tema desta edição “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa.
O projecto base apresentado pelos alunos Pedro Dias e Matilde Sardinha, da Escola Secundária Domingos Rebelo, eleito ao final da manhã com 18 votos foi debatido, alterado e votado durante a tarde, em sede de Comissão, dando lugar ao Projeto de Recomendação do Círculo dos Açores, que será apresentado nos dias 6 e 7 de Maio na sessão nacional, que terá lugar na Assembleia da República.
Na sessão foi também eleito o porta-voz do grupo que representará a Região, tendo a missão sido confiada à aluna Luzia Fernandes, da EB 2, 3/S Armando Cortês Rodrigues. Antes do arranque dos trabalhos, os jovens estudantes foram recebidos pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, que na cerimónia de abertura da sessão sublinhou a importância da Revolução do 25 de Abril de 1974 na vida de todos os portugueses.
Na ocasião, o Presidente do Parlamento açoriano apelou aos jovens para que cuidem e fortaleçam as conquistas de Abril da democracia, da liberdade, da igualdade e da Autonomia como se de uma flor se tratasse alertando-os para os perigos de um retrocesso. Após a cerimónia de boas-vindas do Presidente Luís Garcia, os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar as suas questões aos convidados para esta sessão, nomeadamente ao Deputado à Assembleia da República, Paulo Moniz, à Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, e ao Deputado da Assembleia Legislativa, Luís Raposo, do PSD. Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e o Governo Regional, que tem por objetivo incentivar o gosto dos jovens pela participação cívica e política, dando a conhecer a função, missão e regras de um Parlamento, e promovendo o respeito pela diversidade de opiniões através do debate democrático.

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores