Edit Template

Tuna Académica da Universidade dos Açores em digressão ao Canadá de 21 a 27 de Março

A Tuna Académica da Universidade dos Açores (TAUA) desloca-se a Toronto (Canadá) em digressão, para participar no evento “Lusofonia”, uma série de espectáculos que irão celebrar o 25.º aniversário da Luso-Can Tuna, a tuna anfitriã, entre os dias 21 e 27 de Março.
O “Lusofonia” é organizado pela Luso-Can Tuna com a colaboração de várias associações e grupos da comunidade luso-canadiana de Toronto. O programa cultural tem início no dia 22 de Março, na Universidade de Toronto com um evento organizado pela University of Toronto Portuguese Association e uma noite de serenatas na Casa dos Açores de Ontário. No dia 23 de Março, no auditório da Cardinal Carter Academy for the Arts, haverá igualmente diversas actuações e, por fim, no dia 24 de Março, será comemorado o 25.º aniversário da Luso-Can Tuna com um almoço e actuação das tunas participantes no Portuguese Cultural Centre of Mississauga. Para além da TAUA e da Luso-Can Tuna, os eventos contam com a presença da Tuna Académica da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa (esctunis).
Esta digressão surge com um fundamento histórico que se inicia em 1997, quando numa deslocação à Universidade dos Açores, um grupo de alunos da Universidade de Toronto e da Universidade de York (Canadá) teve contacto com a TAUA, o que lhes despertou algum interesse em formar no Canadá uma tuna académica. A 14 de Março de 1998, a TAUA desloca-se ao Canadá para apadrinhar a recém-formada Luso-Can Tuna, a única tuna existente até hoje na América do Norte.
A TAUA foi fundada a 6 de Dezembro de 1993 e conta com diversas actuações e digressões em festivais nacionais e internacionais pelas ilhas dos Açores, continente Português, Espanha, França, Bélgica, Holanda e Canadá. Possui dois registos discográficos, editados em 1996 e em 2017, e um livro biográfico lançado em 2023. Organiza o “Inventio – Festival Internacional de Tunas”, cuja quarta edição acontece a 19 e 20 de Abril próximo.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores