Edit Template

Défice dos Açores melhorou mas dívida regista 3,2 mil milhões

Em 2023 a necessidade de financiamento da Administração Pública da Região Autónoma dos Açores foi de 146,0 milhões de euros, tendo a dívida bruta (consolidada) atingido os 3.202,8 Milhões de euros, revelou ontem o SREA e o INE.
O saldo da APRAA em Contabilidade Nacional, em 2023, foi deficitário em 146,0 Milhões de euros (valor preliminar), resultante dos saldos negativos da Contabilidade Pública (-78,0 Milhões de euros) e do conjunto de ajustamentos aos resultados apurados em Contabilidade Pública (-68,0 Milhões de euros), designadamente, os saldos da variação dos passivos do Governo Regional dos Açores e dos Serviços e Fundos Autónomos (-27,7 Milhões de euros), das Empresas Públicas do perímetro (-28,0 Milhões de euros) e de outros ajustamentos (-12,3 Milhões de euros).

Défice melhora

O défice da APRRAA de 2023 apresenta uma melhoria significativa relativamente a 2022, a qual resultou, fundamentalmente, da melhoria do saldo do Governo Regional dos Açores (GRA), incluindo a ausência de injecções de capital e garantias e de incorporação de dívida de empresas públicas. Adicionalmente, também se registou uma melhoria do saldo nos Serviços e Fundos Autónomos (SFA). Por outro lado, nas Empresas Públicas incluídas no perímetro da APRAA, verificou-se um agravamento do saldo.

Aumento
da receita total
e diminuição da despesa

Analisando as receitas e despesas da APRAA entre 2022 e 2023, verifica-se que a redução do saldo decorreu do aumento da receita total (+10,5%), e da diminuição da despesa total (-5,7%).
Do lado da receita, registou-se um aumento da receita corrente (+3,8%) e da receita de capital (+49,3%).
No que respeita à despesa, verificou-se um aumento da despesa corrente (+4,2%) e uma redução da despesa de capital (-38,7%).

Dívida Bruta aumenta

Relativamente à dívida bruta, é excluída a dívida comercial, a dívida das empresas públicas que não integram o sector das AP e a dívida dos municípios e freguesias sedeados no território da Região Autónoma dos Açores, sendo esta última registada no sub-sector da Administração Local.
No último ano (2022) em que existe informação disponível (valor provisório) do Produto Interno Bruto a preços de mercado (PIBpm), o rácio da capacidade / necessidade de financiamento foi de -7,7% e o rácio da dívida bruta da APRAA (consolidada) no PIBpm situou-se em 60,0%.

Dívida da Madeira
nos 5 mil milhões

No país, a capacidade de financiamento das Administrações Públicas em 2023 atingiu os 3,2 mil milhões de euros, o que correspondeu a 1,2% do PIB português, tendo a dívida bruta das Administrações Públicas ascendido a 263,1 mil milhões de euros no final desse ano, correspondendo a 99,1% do PIB.
Na Região Autónoma da Madeira, o saldo da Administração Pública Regional em 2023 foi excedentário em 25,3 Milhões de euros, enquanto a dívida bruta da Administração Pública Regional situou-se em 5,0 mil milhões de euros no final desse ano.

Passagem do saldo
em contabilidade pública

No apuramento do défice orçamental na óptica das Contas Nacionais, é necessário proceder a um conjunto de ajustamentos aos resultados apurados em Contabilidade Pública.
A Contabilidade Pública obedece a uma óptica de caixa, registando-se todas as despesas pagas no período contabilístico.
Em Contas Nacionais, registam-se os encargos assumidos num determinado período contabilístico, independentemente do seu pagamento ocorrer noutro período, e excluem-se pagamentos respeitantes a encargos assumidos noutros períodos.

Edit Template
Notícias Recentes
Cinemas NOS inauguram no Parque Atlântico a partir de Outubro
Santa Maria acolhe 5ª edição do Fórum LPAZ
Município de Angra do Heroísmo assinala o Dia Internacional da Literacia e o Dia das Cidade Património da OCDE
Câmara Municipal de Ponta Delgada lança concurso para aquisição de duas viaturas eléctricas para cidadãos com mobilidade reduzida
PSP realizou operação especial de prevenção criminal em Ponta Delgada e Lagoa
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores