Edit Template

Novo livro sobre a indústria baleeira nos Açores

“A indústria baleeira nos Açores: Sistemas de organização da produção”, é o título da nova obra de José Carlos Garcia, a publicar em breve.
Segundo o autor, a indústria baleeira nos Açores (1848-1984) desenvolveu-se em contextos ecológicos e sociais insulares e arquipelágicos e, de modo correspondente, adotou sistemas e processos organizativos e técnicos que configuram um complexo cultural de elementos, práticas, ideias, crenças, regulamentos e instituições.
Sobre este objecto, o presente estudo expõe um tentame de classificação das formas, modos ou sistemas de organização da produção: indústria manufatureira itinerante (1848-1888), indústria manufatureira costeira (1851-) e indústria fabril costeira (1937-).
A análise fundamenta-se em fontes históricas e etnográficas e traduz um trabalho descritivo, comparativo, interpretativo e concetual, numa perspetiva antropológica, abordando a totalidade dinâmica e relacional das atividades piscatórias, transformadoras e comerciais do cachalote (Physeter macrocephalus Linnaeus, 1758).

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores