Edit Template

Apresentado publicamente projecto de requalificação da zona norte da Baía de Santa Cruz

Foi apresentado publicamente, ontem, o projecto de requalificação da zona norte da Baía de Santa Cruz, no concelho de Lagoa, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto, acompanhada pelo Executivo camarário, do Presidente da Secção Regional da Ordem dos Arquitectos, Nuno Costa, e do arquitecto responsável pelo projecto, Luís Anjos, entre outras entidades regionais.
Na ocasião, Cristina Calisto revelou “a satisfação do Executivo da Lagoa pela apresentação pública deste projecto que corresponde à terceira fase da requalificação da baía de Santa Cruz, e que irá valorizar e dar uma nova vida a esta zona da Lagoa”. “Este é um momento importante para a comunidade de Santa Cruz”, realçou a Presidente parabenizando o projecto vencedor na pessoa do arquitecto responsável pelo projecto, Luís Anjos e agradecendo a parceria com a Ordem dos Arquitectos.
A edil lagoense aproveitou a ocasião para lembrar da importância da necessidade de construção, por parte do Governo Regional, de um pontão para esta zona da baía de Santa Cruz, que ajudará no melhoramento deste novo espaço de lazer, na consolidação da componente de actividades náuticas, na ocupação e valorização desta baía e criação de espaços atractivos para residentes e visitantes, numa área de grande potencial ambiental e paisagístico para o concelho e para a ilha. Ao mesmo tempo, Cristina Calisto deu nota da necessidade de melhoramento desta zona da Lagoa, aquando da vinda do novo rebocador para São Miguel.
De referir que, a ocasião serviu também para a assinatura do respectivo contrato para a elaboração do projecto de requalificação da zona norte da baía de Santa Cruz, com a empresa Luís Anjos – Arquitectos e Engenharia Unipessoal Lda., no valor de 32.500,00€. O projecto vencedor assenta na transformação dos terrenos da zona norte em Parque Urbano, uma obra que deverá ter um valor máximo de €400.000,00, acrescido de iva.
O programa da intervenção de toda esta zona norte prevê a criação de espaços verdes e um plano multifuncional para usufruto da comunidade e organização de eventos pontuais. Previsto está, igualmente, a ligação pedonal entre a nova área a requalificar até à zona balnear localizada a sul; a criação de percursos pedonais com áreas específicas de contemplação, de lazer e multifuncional para eventos ao ar livre; prevê-se uma zona restaurante bar com esplanada; a criação de zonas de estacionamento com piso drenante, sendo que, a área de intervenção será acessível a pessoas com mobilidade condicionada, bem como, serão ainda criadas zonas para a realização de actividades ao ar livre, mais precisamente uma área de ginásio com equipamentos de fitness e calistenia; uma zona de lazer dedicada as crianças e circuitos de manutenção com diferentes estações para a realização de desporto informal.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores