Edit Template

Açoriana Lídia Bulcão é a nova Secretária de Estado do Mar

A açoriana Lídia Bulcão, antiga deputada pelos Açores à Assembleia da República e até à pouco tempo adjunta do Presidente da Assembleia Regional dos Açores, é a nova Secretária de Estado do Mar, integrada no ministério da Economia.
Lídia Maria Bulcão Rosa da Silveira Dutra, 49 anos de idade, é licenciada em Ciências da Comunicação, com frequência de Pós-Graducação em Relacões Internacionais.
Foi jornalista e coordenadora da área sectorial ‘Poder e Cidadania’ do Gabinete de Estudos do PSD-Açores
Exerceu cargos como editora do jornal Meia-Hora, editora e grande repórter do jornal A Capital e Directora-adjunta do jornal Tribuna das Ilhas, do Faial.
Lídia Bulcão entrou em rota de colisão com o PSD ao tempo de Rui Rio, quando este decidiu não nomear Mota Amaral para a lista de candidatos ao Parlamento Europeu, conforme indicação do PSD-Açores.

Opôs-se a decisões
de Rui Rio em defesa
de Mota Amaral

Lídia Bulcão escreveu, então, no jornal Público, um violento artigo contra o líder do PSD, acusando-o de dar “uma facada” na autonomia regional A facada de Rio na autonomia regional e que tinha sido “um dia negro” para os Açores.
“Em vésperas de eleições europeias e quando se devia debater a importância de ter vozes fortes a defender a coesão regional, para que os interesses regionais portugueses sejam ouvidos no coração da Europa e as Regiões Ultraperiféricas dos Açores e da Madeira sejam valorizadas no contexto europeu, vimos aquele que se diz ser o grande defensor da regionalização dar a maior facada na importâncias das regiões autónomas”, escreveu então.
A sua nomeação é vista nos corredores do poder regional como uma “mais valia para a Região”, especialmente quando os Açores se preparam para defender a proposta da Lei do Mar, com a sua visão de gestão partilhada do mar, que não é aceite em círculos políticos de Lisboa.
O poder açoriano conta com a colaboração de Lídia Bulcão “na defesa das posições dos Açores”, elogiando as capacidades e a sua experiência política, “para além de possuir especialidades em questões do mar, é da Ilha Azul e da cidade-mar”.

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores