Edit Template

Açoriana Lídia Bulcão é a nova Secretária de Estado do Mar

A açoriana Lídia Bulcão, antiga deputada pelos Açores à Assembleia da República e até à pouco tempo adjunta do Presidente da Assembleia Regional dos Açores, é a nova Secretária de Estado do Mar, integrada no ministério da Economia.
Lídia Maria Bulcão Rosa da Silveira Dutra, 49 anos de idade, é licenciada em Ciências da Comunicação, com frequência de Pós-Graducação em Relacões Internacionais.
Foi jornalista e coordenadora da área sectorial ‘Poder e Cidadania’ do Gabinete de Estudos do PSD-Açores
Exerceu cargos como editora do jornal Meia-Hora, editora e grande repórter do jornal A Capital e Directora-adjunta do jornal Tribuna das Ilhas, do Faial.
Lídia Bulcão entrou em rota de colisão com o PSD ao tempo de Rui Rio, quando este decidiu não nomear Mota Amaral para a lista de candidatos ao Parlamento Europeu, conforme indicação do PSD-Açores.

Opôs-se a decisões
de Rui Rio em defesa
de Mota Amaral

Lídia Bulcão escreveu, então, no jornal Público, um violento artigo contra o líder do PSD, acusando-o de dar “uma facada” na autonomia regional A facada de Rio na autonomia regional e que tinha sido “um dia negro” para os Açores.
“Em vésperas de eleições europeias e quando se devia debater a importância de ter vozes fortes a defender a coesão regional, para que os interesses regionais portugueses sejam ouvidos no coração da Europa e as Regiões Ultraperiféricas dos Açores e da Madeira sejam valorizadas no contexto europeu, vimos aquele que se diz ser o grande defensor da regionalização dar a maior facada na importâncias das regiões autónomas”, escreveu então.
A sua nomeação é vista nos corredores do poder regional como uma “mais valia para a Região”, especialmente quando os Açores se preparam para defender a proposta da Lei do Mar, com a sua visão de gestão partilhada do mar, que não é aceite em círculos políticos de Lisboa.
O poder açoriano conta com a colaboração de Lídia Bulcão “na defesa das posições dos Açores”, elogiando as capacidades e a sua experiência política, “para além de possuir especialidades em questões do mar, é da Ilha Azul e da cidade-mar”.

Edit Template
Notícias Recentes
Segunda-feira foi o dia mais quente de sempre - Temperaturas nos Açores já rondamos 30 e água do mar vai aquecer mais
Bispo faz novas colocações de padres
Ponta Delgada reivindica piscina olímpica coberta
Médica do Hospital de Angra vai representar Portugal nos Jogos Olímpicos
Psicólogos propõem restrições ao telemóvel nas escolas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores