Edit Template

Eclipse solar poderá ser visto amanhã nos Açores

Um dos fenómenos astronómicos mais raros poderá ser visto amanhã nos Açores.
Trata-se de um eclipse solar total, com o sol a desaparecer em pleno dia, durante cerca de quatro minutos e 28 segundos.
O fenómeno, contudo, só poderá ser visto no México, Canadá e em certas partes dos Estados Unidos, do Texas ao Maine.
No resto do mundo, incluindo Portugal, o eclipse será apenas parcial, o que significa que a Lua vai obscurecer a maior parte da face do Sol, mas não completamente.
O episódio começa às 18:01 e termina pelas 19:36, e poderá ser visto apenas nos Açores.
Para assistir ao fenómeno na sua totalidade, tem de esperar até 12 de Agosto de 2026, altura em que será visível em Portugal continental.
O fenómeno é aguardado com expectativa entre a comunidade científica, mas também por muitos observadores curiosos.
Nos Estados Unidos, que viu um eclipse solar total pela última vez há sete anos, os ânimos são particularmente elevados e os preparativos, quer a nível estadual, quer nacional, começaram com grande antecedência.
Por esta altura, já se multiplicam recomendações para que residentes e visitantes nos estados diretamente no caminho do eclipse se abasteçam de alimentos, água e combustível.
A nível estadual, as autoridades foram rápidas a alertar que na sequência deste evento se esperam estradas congestionadas e atrasos em voos.
Um eclipse solar só acontece na Lua Nova, fase em que a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, algo que acontece, em média, duas vezes por ano.
Mas quando a Lua passa ligeiramente mais longe da Terra parece-nos quase da dimensão do Sol, não o tapando totalmente.
Já quando passa mais perto da Terra, parece-nos do mesmo tamanho ou mesmo maior do que o Sol.
Em resumo, um eclipse solar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de tal maneira que a luz solar não chega ao nosso planeta – neste caso, ao México, à metade oriental dos EUA (que não tem um eclipse solar total desde 2017 e, depois do dia 8 de Abril, só voltará a ver outro em 2044) e ao Norte da Terra Nova, no Canadá.
A beleza do acontecimento é razão suficiente para querer ver acontecer, mas nos EUA o entusiasmo é de facto muito grande, porque o eclipse vai passar por áreas muito populosas e a escuridão súbita afecta o comportamento dos animais e dos humanos, bem como o que podemos ver no espaço.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro anuncia novo apoio ao investimento empresarial com 40 milhões do PRR e majorações até 70%
Frota açoruana proibida de pescar alfonsim após esgotar quota anual
Grupo SATA anuncia consolidação da melhoriade resultados no terceiro trimestre do ano
Tribunal Arbitral fixa serviços mínimos da Atlânticoline no triângulo
Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para agitação marítima nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores