Edit Template

Viver mais anos e com qualidade

Alguns dos nossos comportamentos são vitais para vivermos mais anos e com qualidade. O dia 6 de abril marca o Dia Mundial da Atividade Física e logo no dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde. Assinalar estes dias remete-nos para assuntos relevantes para a nossa existência, promovendo uma maior consciencialização sobre os mesmos.
Fazer atividade física não significa entrar numa competição, passar horas num ginásio ou fazer um desporto de grupo. Mexermo-nos e usar os músculos através de uma caminhada, subir as escadas ou dançar é atividade física. Um compromisso com a nossa saúde e com a nossa autonomia, enquanto valores que orientam a nossa vida, ajuda-nos a perseguir objetivos ligados ao nosso bem-estar.
As escolhas que fazemos resultam da direção de vida que queremos tomar. Esse caminho/direção é um processo contínuo de dar sentido e significado à vida. O que realmente é importante para mim? O que quero ter na minha vida? Que vida quero ter? O que está no meu controle e o que não está?
A tomada de consciência não se relaciona somente com a informação que possuímos sobre determinado assunto. É um processo influenciado pela capacidade de focarmos a atenção no presente (aqui e agora), e tomar uma perspetiva mais ampla dos problemas ou dificuldades. No decorrer da vida surgem barreiras, que podem ser físicas, emocionais, sociais que dificultam, e até impedem, as pessoas de fazerem aquilo que querem e que realmente lhes importa. Ter consciência implica ser capaz de identificar as próprias necessidades, assumindo responsabilidade sobre a sua satisfação e sobre o próprio desenvolvimento pessoal.
Crie espaço e disponibilidade no seu dia-a-dia para cuidar de si. A chave para uma vida longa e saudável está na combinação do cuidar da saúde física e mental.
Saiba mais sobre estilos de vida saudáveis no portal da Ordem dos Psicólogos Portugueses: https://eusinto.me/

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses,

Carla Rocha*

*Vogal da Direção da Delegação Regional dos Açores

Edit Template
Notícias Recentes
Produtores e Industriais das pescas criticam Lotaçor por praticar preços superiores à congénere madeirense
Menos pescado e menos valor descarregados em Maio nos portos dos Açores
Insolvências subiram 117% em Ponta Delgada nos primeiros 5 meses deste ano
O melhor do nacional de surf é já depois de amanhã na Ribeira Grande
Bolieiro diz que incêndio deve ser encarado como oportunidade para tornar HDES numa “referência”no país
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores