Edit Template

Viver mais anos e com qualidade

Alguns dos nossos comportamentos são vitais para vivermos mais anos e com qualidade. O dia 6 de abril marca o Dia Mundial da Atividade Física e logo no dia 7 de abril o Dia Mundial da Saúde. Assinalar estes dias remete-nos para assuntos relevantes para a nossa existência, promovendo uma maior consciencialização sobre os mesmos.
Fazer atividade física não significa entrar numa competição, passar horas num ginásio ou fazer um desporto de grupo. Mexermo-nos e usar os músculos através de uma caminhada, subir as escadas ou dançar é atividade física. Um compromisso com a nossa saúde e com a nossa autonomia, enquanto valores que orientam a nossa vida, ajuda-nos a perseguir objetivos ligados ao nosso bem-estar.
As escolhas que fazemos resultam da direção de vida que queremos tomar. Esse caminho/direção é um processo contínuo de dar sentido e significado à vida. O que realmente é importante para mim? O que quero ter na minha vida? Que vida quero ter? O que está no meu controle e o que não está?
A tomada de consciência não se relaciona somente com a informação que possuímos sobre determinado assunto. É um processo influenciado pela capacidade de focarmos a atenção no presente (aqui e agora), e tomar uma perspetiva mais ampla dos problemas ou dificuldades. No decorrer da vida surgem barreiras, que podem ser físicas, emocionais, sociais que dificultam, e até impedem, as pessoas de fazerem aquilo que querem e que realmente lhes importa. Ter consciência implica ser capaz de identificar as próprias necessidades, assumindo responsabilidade sobre a sua satisfação e sobre o próprio desenvolvimento pessoal.
Crie espaço e disponibilidade no seu dia-a-dia para cuidar de si. A chave para uma vida longa e saudável está na combinação do cuidar da saúde física e mental.
Saiba mais sobre estilos de vida saudáveis no portal da Ordem dos Psicólogos Portugueses: https://eusinto.me/

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os Açorianos!
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses,

Carla Rocha*

*Vogal da Direção da Delegação Regional dos Açores

Edit Template
Notícias Recentes
60% dos rendimentos é para a renda - Taxa de esforço para arrendar casa em P. Delgada sobe 9%
Google faz forte investimento nos Açores com cabo submarino e centro de dados
Empresários dos Açores criticam falta de qualidade nos serviços aéreos
Taxa de desemprego com forte descida nos Açores
Açores continuam com maior desigualdade na distribuição de rendimentos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores