Edit Template

Plano Regional de Saúde já está em consulta pública

O Plano Regional de Saúde Açores 2030 foi apresentado, em Angra do Heroísmo, no Solar dos Remédios, e encontra-se já em consulta pública.
Este é um documento que faz um diagnóstico exaustivo do sector da saúde da Região num primeiro, mas, sobretudo, decisivo passo para definir medidas de actuação.
Na sessão de lançamento, a Secretária Regional com a tutela da Saúde, Mónica Seidi, sublinhou que se “assume a centralidade nas pessoas para a definição da visão e das orientações políticas”.
São 11 as estratégias que ficam traçadas neste plano, de onde se destacam três programas como prioritários: a luta contra o tabagismo, a literacia em saúde e o programa regional de alimentação saudável, considerando a Secretária Regional da Saúde e Segurança Social que estes são os casos “em que os resultados têm de ser invertidos imediatamente”, com melhorias para a população.
Mónica Seidi especificou que “a luta contra o tabagismo é, neste momento, uma grande prioridade” para os Açores.
A literacia em saúde, por seu turno, surge na sequência de se ter de dotar os açorianos de informação para que estes “possam fazer as escolhas mais acertadas”.
Quanto ao plano para a alimentação saudável, tal reveste-se de necessário dado os elevados níveis de obesidade na Região.
“Sem no plano anterior, das 43 metas foram atingidas apenas 30%, nós queremos obviamente que em 2030 a nossa realidade seja diferente”, vinca Mónica Seidi.
Para tal, disse ainda a Secretária Regional da tutela, “cada vez mais” há que “abandonar estratégias desagregadas e fragmentadas, substituindo-as por abordagens integradas e multisetoriais, envolvendo também o poder local para uma maior proximidade”.
O Plano Regional de Saúde Açores 2030 já se encontra disponível para consulta pública, e marca o compromisso deste governo com os açorianos, sendo que este é “um processo aberto, dinâmico, colaborativo e em construção” e estará sujeito a avaliações intercalares em 2026 e 2028, conclui nota do Governo.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores