Edit Template

Sabedoria e sobriedade

“Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração” (Mt 6, 21). São palavras de Jesus que nos ajudam a pensar na necessidade de nos examinarmos sobre quais são os nossos tesouros, porque neles estamos a “gastar” o nosso coração.
Nós distinguimo-nos por aquilo que amamos: pessoas, coisas, ideais, sonhos, aspirações etc. E esses amores configuram o nosso ser e o nosso modo de atuar diário.
O amor é o motor da nossa vida.
De tal modo é assim que o nosso modo de ser depende muito mais daquilo que amamos do que daquilo que pensamos.
Uma pessoa pode pensar que é bom ser honesto, e ao mesmo tempo amar o dinheiro como um grande tesouro. Se esse amor for “sério”, é muito provável que o pensamento de ser honesto seja “esquecido” no momento de receber um dinheiro “fácil”.
Não basta pensarmos bem, é preciso examinar onde temos o coração.
É normal que desejemos muitas coisas diferentes e de diversa categoria. Mas os antigos gregos já tinham descoberto que, para conseguir os bens mais altos (a sabedoria), temos de nos contentar com poucos bens mais “baixos” e não pôr neles o coração como se fossem o nosso fim.
A esta virtude chamamos sobriedade.
Não podemos repartir os nossos amores, porque não possuímos demasiado espaço no coração. Se uma pessoa põe o seu coração na comida, na bebida, na diversão, na preguiça (no que é passageiro) não sobra capacidade para amar os bens mais altos. Assim pensavam os gregos, e tinham razão.
Resumindo de um modo cristão: sem sobriedade, não é possível viver de um modo sábio amando a Deus e ao próximo como a nós mesmos.
Como diz JL Lorda, contentar-se com pouco dá muita liberdade, evita vários desgostos e é profundamente ecológico. Liberta-nos do consumismo da sociedade moderna, que impede viver sabiamente esta vida, e é o único modo de ser verdadeiramente feliz.

Pe. Rodrigo Lynce de Faria

Edit Template
Notícias Recentes
Mais um concurso polémico : Concorrente que venceu exploração das Termas do Carapacho, leva Governo a Tribunal
Aeroportos dos Açores são dos que registam mais atrasos
PSD propõe grupo de trabalho para mudar subsídio de mobilidade
PS defende anulação do processo de privatização da SATA
José Pacheco é o candidato do Chega-Açores às eleições para o Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores