Edit Template

Um bem maior do que a soma das partes: o nosso bem-estar

Atualmente, temas como o bem-estar, a felicidade e os locais de trabalho saudáveis estão cada vez mais presentes nas nossas conversas, nos estudos científicos e até nas políticas governamentais. Não obstante, o nosso bem-estar é maior do que a soma de todas essas partes. Apostemos, então, na parte que nos cabe.
Consideremos, por exemplo, o potencial associado aos nossos neurotransmissores, substâncias libertadas pelas transmissões dos neurónios (células cerebrais) que asseguram a comunicação entre diferentes tecidos do sistema nervoso. Alterações destas substâncias podem provocar desequilíbrios na regulação emocional, na qualidade do sono ou na resposta adaptativa ao stress, afetando negativamente o nosso bem-estar.
Estimulemos, então, a produção dos nossos neurotransmissores:

  • Para a dopamina, promotora da nossa vitalidade, disposição e motivação, é crucial estabelecermos metas e darmos passos para a sua concretização. Note-se que em causa podem estar desafios como ir para a cama uma hora antes do habitual ou cumprir um compromisso profissional desafiante. A cada passo, a sensação de recompensa por estarmos mais perto do nosso objetivo potenciará o nosso bem-estar.
  • No que respeita à ocitocina, é importante promovermos, em qualquer contexto, um ambiente agradável, propício à criação de relações de confiança.
  • Relativamente à serotonina, com impacto significativo no nosso humor, realizar atividades que promovam o contacto com a natureza, o relaxamento e a meditação incrementará o nossa disposição e consequente bem-estar.
  • Quanto à endorfina, que atua ao nível do stress, do medo e da dor, praticar exercício físico, proporcionar momentos de descontração e realizar ações de teambuilding em contexto empresarial, por exemplo, contribui para a sua estimulação.
    E porque, passo a passo, podemos potenciar o nosso bem-estar, façamos também a nossa parte.

Fique bem, pela sua saúde e a de todos os açorianos!
Um concelho da delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Paula Domingues

Edit Template
Notícias Recentes
Mais um concurso polémico : Concorrente que venceu exploração das Termas do Carapacho, leva Governo a Tribunal
Aeroportos dos Açores são dos que registam mais atrasos
PSD propõe grupo de trabalho para mudar subsídio de mobilidade
PS defende anulação do processo de privatização da SATA
José Pacheco é o candidato do Chega-Açores às eleições para o Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores