Aurora Ribeiro, investigadora na área da Sociologia, de 39 anos, do Faial, é a candidata dos Açores na lista nacional do Bloco de Esquerda às próximas eleições Europeias, ocupando o sétimo lugar da lista.
Aurora Ribeiro é licenciada em Cinema – Realização, mestre em Comunicação e Media e bolseira de doutoramento em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Realizou duas curtas documentais e uma de ficção, premiadas em festivais nacionais e internacionais.
É sócia fundadora da Associação Cultural Fazendo, e presidente da direcção da mesma associação desde 2013. Foi co-directora do jornal Fazendo entre 2012 e 2016. Tem experiência profissional em audiovisual, artes gráficas, comunicação institucional e comunicação de ciência, relações públicas, e assessoria política.
Co-organiza eventos culturais de natureza diversa desde 2009, entre os quais o Festival Maravilha desde 2016. Faz parte da dupla ilhasCook que desenvolve projectos criativos. Colabora com a imprensa local e regional na publicação de artigos de opinião sobre política, cultura, ciência e o mar dos Açores.
É membro da Comissão Coordenadora Regional do Bloco de Esquerda Açores, foi cabeça-de-lista do Bloco de Esquerda nas Regionais de 2020 e 2024 pelo Faial e candidata à Câmara Municipal da Horta em 2021, conclui uma nota do BE enviada ao nosso jornal.