Edit Template

Montementiras

No dia 22 de janeiro de 2017, num evento público com a comunicação social norte-americana, Kellyanne Conway, à época uma das principais conselheiras do governo dos Estados Unidos, cunhou a expressão “factos alternativos”. Referia-se a uma série de mentiras que tinham sido publicamente anunciadas pelo então Secretário da Comunicação Social, indicando que não seriam propriamente inverdades, mas antes verdades “alternativas”, adequadas ao contexto que a Casa Branca desejava dar-lhe.
Estavam os dados lançados para o futuro das chamadas “fake news” e para que as pessoas se habituassem a ouvir políticos mentir, sem os considerar menos por isso. O legado de Donald Trump é vasto e tóxico. E ainda não terá terminado.
Hoje, como sempre, continua a competir a todas e todos nós o papel de expor as inverdades pronunciadas por decisores políticos. Não podemos aceitar cegamente os gráficos com que nos presenteiam, sem contexto, ou com o mesmo adaptado à narrativa que desejam vender. Não devemos acreditar nas palavras que são transmitidas à comunicação social sem que as mesmas apresentem uma base verídica devidamente justificada.
Em cada canto, encontramos pontas soltas por onde pegar.
Exemplo bem recente, e que tem sido alvo de escrutínio público, é o da campanha da AD, protagonizada por Luís Montenegro, que no futuro bem poderá ser designado por Montementiras, que usou de um conjunto de verdades “alternativas” para ludibriar o eleitorado português.
Se tudo era possível até ao dia 7, grande parte deixou de o ser passadas pouco mais do que vinte e quatro horas do dia 10 de março, pois ainda o Governo não tinha tomado posse e os seus porta-vozes, na comunicação social, já avisam que não era possível cumprir as promessas feitas em campanha, num autêntico regresso a 2011. É importante não esquecer de que quando a AD elaborou o programa económico, num cenário irrealista, as novas regras de Bruxelas eram já conhecidas. Portanto, mentiu deliberadamente.
Docentes, militares, profissionais de saúde e polícias viam, assim, a vida andar para trás, após tanta promessa eleitoral de quem tudo sabia e podia.
O designado choque fiscal não passou de uma verdade “alternativa”, pois já se percebeu que o prometido não corresponde ao apregoado. Afinal, e no papel, o que tem é uma ilusão e inferior à do Governo Socialista. Através, de um jogo de palavras, Montenegro enganou o povo português. Sim, mentiu. E mentiu de tal forma que até o jornal Expresso sentiu a necessidade de pedir desculpa a Portugal por ter veiculado uma mensagem que não correspondia à verdade.
De facto, a grande preocupação, deste governo de direita, não é o comum dos portugueses, pois os salários mais baixos ou não pagam IRS ou pagam pouco.
O mesmo acontece com o IRC. As pequenas empresas não pagam IRC e as que reinvestem os lucros já têm benefícios no IRC. Ou seja, as descidas dos impostos previstas beneficiam unicamente os rendimentos mais altos.
Resumindo: A direita governa em minoria e em poucos dias incendiou o país com temas do século XX como o serviço militar obrigatório; logotipo do governo, família, IVG, morte medicamente assistida… agora imaginem esta gente a governar em maioria!

Alexandra Manes

Edit Template
Notícias Recentes
Mais um concurso polémico : Concorrente que venceu exploração das Termas do Carapacho, leva Governo a Tribunal
Aeroportos dos Açores são dos que registam mais atrasos
PSD propõe grupo de trabalho para mudar subsídio de mobilidade
PS defende anulação do processo de privatização da SATA
José Pacheco é o candidato do Chega-Açores às eleições para o Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores