Edit Template

Luís Marques Mendesé o orador dos 20 anos da vila de Rabo de Peixe

O conhecido comentador da SIC, Luís Marques Mendes, será o orador convidado na cerimónia dos 20 anos da elevação de Rabo de Peixe a vila.
Segundo o Presidente da Junta de Freguesia, Jaime Vieira, o orador irá proferir uma palestra sob o tema “Os 20 anos da Vila e os 50 anos do 25 de Abril”.
O evento decorrerá na próxima Sexta-feira, dia 19 de Abril, às 20 horas, no auditório da escola Rui Galvão de Carvalho.
Com uma área geográfica de 16,98 km, onde se inclui o lugar de Santana, a vila de Rabo de Peixe confronta com o mar e com as freguesias de Calhetas, Pico da Pedra, Ribeira Seca e Santa Bárbara (concelho de Ribeira Grande), Livramento (concelho de Ponta Delgada) e Cabouco (concelho de Lagoa).
Não se sabendo ao certo a data ou como teria sido povoada esta localidade, aponta-se que por volta do século XV Rabo de Peixe, conjuntamente com a Ribeira Grande, constituía freguesia.
A 25 de Abril de 2004, Rabo de Peixe foi elevada a vila, alcançando, assim, uma das suas maiores pretensões.
Esta localidade é assim chamada devido à semelhança que uma das suas pontas de terra tem com uma cauda de peixe, ou como diz Gaspar Frutuoso (cronista açoriano, século XVI), por em tempos ali ter sido encontrado o rabo de um grande peixe desconhecido.
Rabo de Peixe é o maior porto de pesca dos Açores e a vila mais populosa do concelho da Ribeira Grande.
Do seu património arquitetónico há a destacar a sua igreja paroquial, dedicada ao Senhor Bom Jesus. Desconhece-se a data precisa da sua edificação, sabendo-se apenas que veio substituir uma outra igreja que já existia em 1522. De traça harmoniosa, o seu corpo principal é constituído por três naves. Nela se conserva uma bela capela-mor com talha do século XVIII, um quadro de São Pedro atribuído ao mestre Vasco Fernandes (1480-1543) e um magnífico Cristo Crucificado de marfim.
A festa e procissão de São Pedro Gonçalves – patrono dos pescadores – são celebradas nesta igreja no sexto Domingo após a Páscoa.

Edit Template
Notícias Recentes
Mais um concurso polémico : Concorrente que venceu exploração das Termas do Carapacho, leva Governo a Tribunal
Aeroportos dos Açores são dos que registam mais atrasos
PSD propõe grupo de trabalho para mudar subsídio de mobilidade
PS defende anulação do processo de privatização da SATA
José Pacheco é o candidato do Chega-Açores às eleições para o Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores