Edit Template

O governo dosTécnicos Especialistase o parlamento dos requerimentos

O Governo dos Açores voltou aos seus tempos primórdios de governar a passo de caracol.
O caso das demissões na SATA é sintomático, mais uma vez, de como se gere tão mal um problema, deixando-o arrastar sem que haja uma voz oficial que esclareça tudo com a maior das transparências, porque só o governo é que ganharia com isso.
Em vez disso, deixa que se arraste a especulação, que se façam as teorias mais mirabolantes e deixa-se corroer pelas críticas da sociedade e da oposição. Um erro de amadorismo muito parecido à desastrosa comunicação do governo de Montenegro sobre a descida do IRS.
O que se está a passar com a arrastada greve da Atlânticoline é outro sintoma da falta de intervenção governamental, que há muito é pedida pelas populações do Triângulo.
Uma administração que dura mais de 40 dias para nomear Directores Regionais, que até são praticamente os mesmos, diz tudo sobre a velocidade com que se trabalha nos vários departamentos governamentais.
Há problemas de ordem organizacional que se arrastam e se agravam, com reflexos altamente negativos nas populações, como é o caso do aumento das listas de espera para cirurgias, em contraciclo com o tempo do anterior secretário regional e da anterior administração do HDES.
Quando o PSD-Açores estava na oposição era raro o plenário parlamentar em que não intervinha para criticar o governo do PS pelo aumento das listas de espera.
Com 9 mil doentes à espera de uma cirurgia era “preocupante”, segundo o PSD, “envolvendo milhares de açorianos, que esperam num sofrimento silencioso a oportunidade de ver a sua cirurgia realizada”.
Agora, com mais de 10 mil e a lista a subir há 10 meses consecutivos, “estes números refletem uma melhoria da acessibilidade à saúde relativamente aos nossos utentes, na medida em que estamos cada vez mais a fazer mais consultas, mais exames e obviamente que o número de diagnósticos terá de aumentar e, consequentemente, de forma indireta, também as indicações para cirurgia”!
É esta desfaçatez que dá cabo da política e dos políticos.
Depois queixem-se da radicalização do voto…
Em vez de acção, de atacar os problemas de frente, olhamos para o Jornal Oficial todos os dias e aquilo é uma dor de alma.
Não há decisões sobre problemas candentes da Região, a não ser nomeações, todos os dias, de Técnicos Superiores Especialistas. 
O batalhão é de tal ordem que, só nas últimas duas semanas, perdemos a conta com mais de três dezenas!
O último comunicado do Conselho do Governo é um hino a esta preguiça que se apoderou da administração regional: para além da aprovação do projecto da anteproposta do Plano e Orçamento, que é uma cópia do anterior, há uma resolução que classifica um bem imóvel como interesse público, uma autorização para aquisição de serviços de higiene e limpeza e uma proposta de decreto legislativo relativo ao regime jurídico de uma carreira especial de trabalhadores da rede de abate… e ponto final!
Entretanto, na mesma semana, o povo vai penando com o tratamento vergonhoso e ilegal que as Finanças de Lisboa impuseram aos açorianos e madeirenses com alterações burocráticas ao subsídio de mobilidade, e a percepção com que os cidadãos ficaram foi que o Governo dos Açores, sobre este assunto, passou completamente ao lado, enquanto a Madeira insurgiu-se com veemência.
Entretanto, soubemos que, nos bastidores, o Governo dos Açores “envolveu-se e empenhou-se” no assunto, que terá ficado resolvido na segunda-feira à noite.
Mais um exemplo de que é preciso comunicar melhor.
O parlamento, reunido na Horta, também não se insurgiu em defesa dos cidadãos, com tantas figuras no regimento para protestar contra a situação.
Andou entretido com uma catrefada de votos de parabéns e de pesar, que já vão nalgumas dezenas neste início de legislatura, a juntar aos mais de 4 mil da anterior!
Os nossos deputados, à falta de legislar e de se preocuparem com os problemas que afectam as populações, vão preenchendo o tempo com a entrega de requerimentos, que já vão em três dezenas nesta legislatura e só agora é que começou…
É este o retrato da nossa administração regional, com incentivos por aprovar há meses, atrasos de vários meses nos apoios do Promedia, candidaturas atrasadas, pagamentos a fornecedores com atrasos de quase um ano, e os milhões do PRR e do PO2030 que esperem, porque um dia destes lá chegaremos, se tivermos pernas para isso.
50 anos depois do 25 de Abril era bom que se promovesse uma reflexão séria sobre o que está a falhar na nossa Autonomia.
Não é mais pedinchice e mais poderes, é mais dinâmica, mais talento, menos burocracia administrativa e mais eficiência e eficácia nas decisões.
E, já agora, menos palavras e mais acção.
Os cidadãos agradecem.

Osvaldo Cabral
[email protected]

Edit Template
Notícias Recentes
Mais um concurso polémico : Concorrente que venceu exploração das Termas do Carapacho, leva Governo a Tribunal
Aeroportos dos Açores são dos que registam mais atrasos
PSD propõe grupo de trabalho para mudar subsídio de mobilidade
PS defende anulação do processo de privatização da SATA
José Pacheco é o candidato do Chega-Açores às eleições para o Parlamento Europeu
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores