Edit Template

Bispo D. Armando é convidado de honra no Espírito Santo da Nova Inglaterra

D. Armando Esteves Domingues, bispo da Diocese de Angra do Heroísmo, será o convidado de honra eclesiástico das Grandes Festas do espírito Santo da Nova Inglaterra, que se realizam, como habitualmente, no último fim de semana de Agosto.
Vânia Ferreira, presidente da Câmara Municipal da Praia da Vitória, ilha Terceira, será a convidada de honra civil.
O micaelense Daniel da Ponte, antigo senador de Rhode Island, será o convidado de honra representando a comunidade portuguesa dos EUA.
José Andrade, Director Regional das Comunidades, é também convidado da organização.
De São Miguel estarão presentes: Filarmónica de Nossa Senhora da Estrela, Candelária, Banda Estrela do Oriente, Nordeste, e Charanga dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo.
Estas são as maiores festividades realizadas nos EUA, onde se empenham centenas de açorianos a viver naquelas paragens da costa leste e em que participam milhares de emigrantes vindos de todos os cantos dos EUA e do Canadá.

De 21 a 25 de Agosto todos os caminhos vão dar a Fall River

Entre bandas, charangas, convidados de honra, entidades oficiais, forte e imprescindível presença associativa, teremos irmandades do Espírito Santo, o fulcro do êxito das Grandes Festas, o deslumbrante cortejo etnográfico do Bodo de Leite, um autêntico quadro vivo de usos e costumes, a procissão de coroação, com as coroas e raínhas, vestindo a rigor, acompanhadas pelas damas, um quadro do tempo da Rainha Santa Isabel nos tempos atuais. Coroa e Império à frente do qual se reza o terço findo o qual se servem as Sopas do Espírito Santo a largas centenas de pessoas, este ano à moda do Pico.
Folias do Espírito Santo, que sobem ao palco para Encanto dos presentes.
Teremos ainda pavilhões de exposição de artesanato, concertos de bandas filarmónicas, concertos de bandas rock.
Levantou-se o véu da edição de 2024 das Grandes Festas do Divino Espírito Santo da Nova Inglaterra que têm por palco a cidade de Fall River, no último fim de semana de Agosto, 21, 22, 23, 24 e 25, na maior demonstração pública da presença lusa nos EUA.
O popular e o religioso desfilam de mãos dadas, num quadro de grandiosa beleza por entre um cordão humano que culmina no Kennedy Park.
A grandiosidade supera iniciativas semelhantes, ditas de maior amplitude, mas que presenciadas pessoalmente, e segundo foi-nos ditado por Joe Silva, coordenador geral, o ano passado foi maior.
“Há como que um certo receio em admitir a grandiosidade das Grandes Festas. São explícitas no Portuguese Times, utilizando frases de ilustres visitantes, que sem qualquer receio têm dito:
“Nas minhas viagens pelo mundo nunca vi nada semelhante ao que aqui se vive em Fall River”.
Assim o disse José Luís Carneiro, em 2017, na altura secretário de Estado das Comunidades.

Herberto Silva à frente
de uma grande equipa

As Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra são um projeto digno e relevante que vai sendo repartido pelos talentos administrativos de gente que sente os Dons do Espírito Santo.
Gente simples criada ao ouvir o hino do Espírito Santo na procissão de coroação a subir a rua em direção à igreja do Porto Judeu na ilha Terceira.
Falamos de Herberto Silva, presidente das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.
Veio para os EUA em 1978 radicando-se em Lowell, MA.
Aqui assume a presidência da Sociedade do Espírito Santo.
Sente-se atraído pela magia dos Amigos da Terceira em Pawtucket. Aqui assume a vice-presidência em 2016 e 2018.
Eleito para a presidência nos quatro anos seguintes. Os talentos administrativos demonstrados originam o convite para a presidência das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra.
Já no decorrer do segundo mandato diz-nos: “O primeiro ano de mandato rodeado de bons elementos concluiu em grandioso êxito. Este ano tudo leva a crer que tenhamos sucesso semelhante”.
E acrescenta: “Em equipa que ganha não se muda”. Só temos o encargo do pagamento à polícia, mas ainda estamos em negociações”.
Há otimismo. Acredita-se nos corpos diretivos. Acredita-se na multidão que vai encher a Columbia Street, a South Main Street e o Kennedy Park.
“Temos um leque de convidados de alto nível que Portuguese Times já apresenta na sua totalidade nesta edição. Posso acrescentar que dos Açores, além das entidades oficiais vêm três bandas de música, que em conjunto com as melhores locais, vai dar ainda maior brilho ao cortejo etnográfico do bodo de leite, procissão de coroação e concertos no Kennedy Park”.
E Herberto Silva vai mais longe: “Sei que é um projeto de grande envergadura e de grande responsabilidade. Tive oportunidade, já na posição de presidente em 2023, de sentir o calor da multidão que acorre a Fall River. Vamos voltar a encher as ruas. As Grandes Festas vieram para ficar. Mas com a ajuda de todos”.
E conclui: “Já deixamos um arzinho do que vão ser as Grandes Festas. Mais próximo apresentaremos o programa final com horas da realização dos acontecimentos”, concluiu Herberto Silva.

Exclusivo Portuguese Times/
Diário dos Açores

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores