Edit Template

Ermida de Nossa Senhora da Paz elevada a santuário

A 47ª Sessão plenária do Conselho Presbiteral da Diocese de Angra, que decorreu nos últimos dias em Angra, deu parecer favorável para a elevação a Santuário diocesano da Ermida de Nossa Senhora da Paz em Vila Franca do Campo.
Presidida pelo Bispo Diocesano, D. Armando Esteves Domingues, subordinado ao tema: «O Seminário e as Vocações», com a presença de trinta e seis Padres conselheiros, foram ianda aprovados por unanimidade, dois Votos de louvor: ao Economato diocesano pela acção desenvolvida e a monsenhor António Manuel Saldanha e Albuquerque pela concessão do título de cónego da Basílica de Santa Maria Maior, pelo Papa Francisco.
“O contexto da Igreja universal é caracterizado pela descredibilização do clero provocada por diversas crises, pela redução do número de vocações ao sacerdócio ministerial e pela situação sociológica de individualismo e de crescente indiferença perante a questão vocacional, causadoras de uma crise de identidade presbiteral”. lê-se no comunicado final.
“Esta realidade impõe à Igreja particular uma acurada reflexão na procura de um modelo formativo para os desafios de hoje, protagonizado pelo Seminário diocesano”, prossegue.
“O trabalho realizado pelos padres conselheiros debruçou-se sobre uma síntese recolhida a partir de uma consulta sinodal diversificada – clero, leigos e os próprios seminaristas – e explorou três aspectos: «que perfil de padre?», «que paradigma vocacional?» e «que Seminário?», acrescenta o comunicado.
“A vida do presbítero deve ser marcada por um imperativo de conversão pessoal que se caracteriza por um seguimento convicto, audaz e feliz de Jesus Cristo, através da espiritualidade, proximidade, coerência de vida e fraternidade. É necessária uma pastoral vocacional assente na comunidade, sobretudo na família e no testemunho do padre. Neste contexto, o Seminário deve assumir um papel central na concretização desta missão da Igreja”, sublinha o comunicado.
Dada a importância da missão do Vigário Episcopal para o Clero, o Conselho entendeu que esta deve ser exercida em exclusivo.
Foi constatada “a necessidade de implementação do Pré-Seminário e o incremento da Pastoral Vocacional com incidência particular no âmbito universitário.
Por fim, os padres conselheiros reforçaram o papel e lugar do Seminário no contexto diocesano como espaço formativo, adaptado aos desafios e circunstâncias atuais.
O Seminário Episcopal de Angra continuará a existir na sua missão formadora, retomando o processo para garantir a obtenção do grau académico numa instituição de ensino superior.
“Em comunhão com todos os que sofrem e em particular com as famílias açorianas, a exemplo de Cristo Bom Pastor, o Presbitério aqui reunido com o seu Bispo, vive com o seu povo nas suas luzes e sombras, solidário com os problemas e angústias, promovendo sempre a dignidade humana e a liberdade”, conclui.

Edit Template
Notícias Recentes
Piedade Lalanda substitui Gualter Furtado à frente do CESA
Eurodeputado Paulo Nascimento Cabral lamenta que Fundo de Solidariedade não tenha sido activado no incêndio do HDES
Concurso para fornecimento de fuelóleo à EDA ficou deserto e governo faz correcção a pedido das empresas
“El País” publica reportagem elogiosa sobre S. Miguel
Câmara Municipal de Ponta Delgada atribui meio milhão de euros a IPSS
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores