Edit Template

Gato por lebre

Os Presidentes das Câmaras Municipais da ilha de S. Miguel vão decidir hoje se avançam ou não com a taxa turística em todos os concelhos já este Verão.
Há um ano os argumentos dos autarcas poderiam fazer sentido, porque o fluxo de turistas na ilha era tentador para os cofres de cada município.
Hoje, o argumento não faz sentido.
Tivemos um mau arranque em Janeiro, com uma diminuição de turistas, que já se tinha repetido em Dezembro, coisa que não víamos há quase uma década.
O mercado nacional – o nosso melhor mercado – foi o que mais se retraiu, provavelmente a pensar nos preços e noutras paragens mais baratas dentro do próprio país ou em países concorrentes.
Perdemos o volume de tráfego que nos trazia a Ryanair e a Páscoa acabou por ser menos positiva do que se esperava para toda a hotelaria e para a restauração.
Os sinais impõem-nos alguma prudência e os empresários do sector não estão tão seguros como nos anos recentes.
É só falar com eles.
Mais de 60% dos Alojamentos Locais não têm reportado movimento de hóspedes, o que também preocupa.
Para o Verão sabemos que o mercado funciona por si, mas poderá acontecer algum imprevisto que nos traga menos hóspedes, como aconteceu no Algarve.
Não é nada prudente aplicar, agora, a taxa turística.
Seria mesmo um logro, porque quem vem de férias no Verão já terá feito as respectivas reservas, com o respectivo pagamento.
Chegar agora cá e pedirem para pagar uma taxa que não estava prevista no pacote turístico é uma atitude muito feia.
Ou os Senhores Presidentes quererão ficar com a consciência pesada por venderem gato por lebre?

Osvaldo Cabral
[email protected]

Edit Template
Notícias Recentes
PSP realiza operações policiais de combate ao tráficoe consumo de estupefacientes no concelho de Ponta Delgada
Semana de São José faz memória da herança espiritual franciscana e termina com Missa dos doentes presidida pelo Bispo de Angra
Conferência “Educar para crescer” realiza-se a 14 de Março
Cavalhadas de São Pedro: tradição da Ribeira Grande inspira novo documentário
Francisco César acusa Governo de gastar cerca de 800 mil euros na BTL enquanto falha pagamento de salários na Lotaçor
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores