O Indicador de Turismo dos Açores prevê que terão sido registadas no mês de Março, em toda a Região, cerca de 230,0 mil dormidas no conjunto dos estabelecimentos de alojamento turístico (hotelaria, alojamento local e turismo no espaço rural), revela o SREA.
O valor desta estimativa das dormidas é superior em 9,7% quando comparado com o valor provisório do mês homólogo (209,7 mil).
O Indicador de Turismo (IT-Açores) é um indicador avançado e tem por objectivo a estimação antecipada do andamento económico do sector do turismo na Região Autónoma dos Açores, utilizando o número de dormidas no conjunto da hotelaria (hotéis, hotéis-apartamentos, apartamentos turísticos e pousadas), no alojamento local (10 e mais camas e menos de 10 camas) e no turismo no espaço rural.
Houve mais compras
com cartão e menos
levantamentos no multibanco
As compras nos Açores, em Março, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 148,1 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 9,1%.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 45,9 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 4,1%.
Com efeito, as compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em Março de 2024, nos Açores, o montante de 148,1 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 9,1%. Destes, cerca de 133,6 milhões de euros são de compras efectuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 8,0%, e cerca de 14,5 milhões de euros dizem respeito a compras efectuadas com cartões de bancos internacionais, o que representa um aumento homólogo de 19,8%.
Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1,5 milhões de euros, representando uma variação homóloga negativa de 76,0%.
No 1.º trimestre do ano ocorreu uma variação homóloga positiva de 9,1%, nas compras com recurso a TPA. Em relação aos pagamentos de serviços realizados neste trimestre, foi registado uma variação negativa de 68,6% comparativamente com o mesmo período do ano anterior.
Os levantamentos em CA atingiram no mês de Março, nos Açores, o montante de 45,9 milhões de euros, a que corresponde um decréscimo homólogo de 4,1%.
Destes, cerca de 44,4 milhões de euros são de levantamentos nacionais, o que representa uma variação homóloga negativa de 3,8%, e cerca de 1,5 milhões de euros dizem respeito a levantamentos internacionais, o que representa um decréscimo homólogo de 12,4%.
Os pagamentos de serviços em CA totalizaram cerca de 8,2 milhões de euros, apresentando um decréscimo homólogo de 30,6%. No 1.º trimestre do ano, os levantamentos em CA registaram uma variação homóloga negativa de 1,8%. Em relação aos pagamentos de serviços em CA realizados no mesmo trimestre, verificou-se uma variação negativa de 23,0% comparativamente com o mesmo período do ano anterior. O volume de compras e levantamentos nacionais representou 88,6% do total de compras e levantamentos nos últimos 12 meses.