Para assinalar o mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância (MPMTI) a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Povoação (CPCJP) levou a cabo algumas iniciativas, com a colaboração das Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) do concelho.
Durante este mês de Abril, a CPCJP envolveu, assim, as várias entidades do concelho para que afixassem um laço azul no exterior dos seus edifícios, bem como divulgassem o cartaz alusivo à temática.
No dia 23 de Abril, a Comissão Alargada da CPCJ da Povoação percorreu as ruas da vila da Povoação, oferecendo laços azuis, elaborados pelo projecto dos Idosos Activos, do Gabinete de Acção Social da Câmara da Povoação, que desta forma também tomaram consciência do problema. A Comissão também ofereceu panfletos como mais uma forma de informar a comunidade sobre as diversas formas de maus-tratos, em prol do bem-estar e desenvolvimento integral de todas as crianças e jovens.
A CPCJ da Povoação convidou ainda APAV para uma acção de sensibilização “Impacto da Violência Doméstica nas Crianças e Jovens – Quem Assiste também é Vítima”, junto dos alunos da Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira, evento que decorreu no Auditório Municipal.
A Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon) iniciou-se em 1989, na Virgínia, E.U.A., quando Bonnie W.Finney amarrou uma fita azul à antena do seu carro com o intuito de fazer com que as pessoas se questionassem sobre aquele gesto. A história que Bonnie Finney contou aos elementos da sua comunidade foi trágica, sobre os maus-tratos à sua neta, os quais já tinham morto o neto de forma igualmente brutal. O movimento rapidamente ganhou projecção mundial e hoje serve de alerta para lembrar que milhares de crianças e jovens continuam a sofrer de maus tratos.