Edit Template

Eu, urbano-rural, me confesso

Ainda antes das celebrações dos cinquenta anos do 25 de abril terem começado, data em que se instaurou a liberdade de expressão e de informação, o presidente Marcelo, levando a tese ao extremo do ridículo, prestou um triste papel às instituições democráticas portuguesas num tempo em que as mesmas necessitavam ser reforçadas. A pergunta de um milhão de dólares é o que se terá passado na cabeça do presidente para proferir um pacote completo de asneiras durante um almoço com imprensa estrangeira.
Marcelo, diabólico, bebeu do próprio veneno que a democracia proporciona, e expôs duas questões fulcrais: A democracia tem limites? A liberdade de expressão tem filtros?
Absolutamente que sim. A democracia sem limites e a liberdade de expressão sem filtros é a selvajaria. A capacidade de entender isso, e levar à prática, é o que nos divide e distingue dos antigos selvagens. E depois há uma coisa que dá pelo nome de livre-arbítrio, que apesar de se definir como a faculdade de um indivíduo decidir de acordo com a sua própria vontade, seja pela palavra, pela ação ou pelo comportamento, também é um atalho para a coerência e para a ponderação. Tudo o que Marcelo não foi e dificilmente voltará a ser. Mas o presidente de Portugal, o mais alto dignitário do Estado, provou não ser mais do que um provinciano, feito doutor em leis e constituições na centralista capital do Império. E se Luís Montenegro é um urbano-rural, então denuncio-me também como um urbano-rural. E, de igual forma, milhões de portugueses.

Luís Soares Almeida*

Edit Template
Notícias Recentes
Biotech Synergy transforma o conhecimento científico em “serviços que possam responder a necessidades da Região”
Associação para a Promoção e Protecção Ambiental dos Açores alerta para a “urgente limpeza” das bermas das estradas e das ribeiras
Beatriz Vieira estudou em duas universidade de Espanha pelo programa Erasmus - “Quando entras em contacto com outras realidades começas a ver as coisas de forma diferente”
Liga Portuguesa Contra o Cancro inaugura Gabinete de Apoio de Voluntariado na Ilha do Pico
Presidente da Assembleia Legislativa participa na XXVIII Assembleia Geral do Conselho Mundial das Casas dos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores