O terminal de cruzeiros das Portas do Mar irá receber hoje a escala do MSC Divina, um dos navios da Fantasia Class, da famosa operadora italiana MSC Cruises.
Este regresso de um navio da MSC ao arquipélago resulta de um itinerário transatlântico de 15 noites, entre Miami e Lisboa, que inclui escalas em Nova Iorque, Bermudas e Ponta Delgada.
O MSC Divina possui 139,072 toneladas de arqueação bruta.
Apresenta 333,3 metros de comprimento, 38 metros de boca e 8,4 metros de calado.
Na sua velocidade máxima atinge os 23,75 nós, muito embora normalmente navegue a uma média de 18/20 nós.
Tem capacidade para alojar na sua capacidade normal 3502 passageiros e 1388 tripulantes.
O navio foi construído nos estaleiros franceses STX Europe, em St. Nazaire, e entregue ao armador em Junho de 2012, numa cerimónia onde esteve presente, como sempre, a conhecida atriz italiana Sophia Loren, madrinha dos navios de cruzeiro da MSC.
Disponibiliza 18 decks para passageiros, onde se situam os 1.751 camarotes, a maior parte das quais são exteriores com varanda ou com janela.
Na linha do projeto da aclamada classe Fantasia, o MSC Divina foi o décimo terceiro navio a integrar a frota do armador italiano.
Além do MSC Divina, esta classe conta com ainda com mais três navios idênticos, o MSC Fantasia, MSC Splendida e MSC Preziosa.
A MSC Crociere é uma das mais dinâmicas frotas da actualidade.
Em Dezembro de 2009, era a quarta maior “cruise line” do mundo, superada apenas pela Carnival Corporation, Royal Caribbean International e Norwegian Cruise Line.
Em 2013, com a entrega do MSC Preziosa, tornou-se o terceiro maior armador de cruzeiros, ultrapassando a Norwegian Cruise Line.
Actualmente, a empresa gere 22 navios, sendo o MSC World Europa o maior navio da sua frota, preparando-se para receber já em 2025 o MSC World América, a fim de reforçar a sua posição no continente americano.
Os seus espaços públicos são de elevada categoria e nestes nota-se o dedo da actriz Sofia Loren, que fez questão de dar o seu cunho pessoal a este navio.
No que concerne à restauração, o MSC Divina oferece aos seus passageiros um leque muito interessante de opções nos restaurantes Eataly Steakhouse & Ristorante Itália, Galaxy e La Cantina do Baco, onde uma série muito diversificada de especialidades gastronómicas, com incidência na cozinha italiana está ao dispor dos apreciadores.
Entre os seus diversos espaços públicos, merecem destaque especial o Golden Jazz Bar, o Café Itália, o Cigar Lounge e a Piazza del Doge, onde é possível passar excelentes momentos de confraternização envoltos num ambiente verdadeiramente deslumbrante.
Outros dos locais que ficam na retina são sem dúvida o seu magnífico Panteon Theatre. a discoteca e o Casino Veneziano.
Segundo os dados disponibilizados pela JUL da Portos dos Açores SA, o MSC Divina tem a bordo neste itinerário 2.906 passageiros e 1.303 tripulantes,
A sua chegada está agendada para as 07H00 e deverá soltar amarras com destino a Lisboa pelas 17H00.
Exclusivo Azores Cruise Club/Diário dos Açores