O conhecido cantor português Tony Carreira irá actuar nas Festas da Caridade de Rabo de Peixe, no dia 23 de Maio (Quinta-feira), pelas 21h30m, depois das tradicionais sopas do Espírito Santo, para toda a comunidade, na sede da Caridade.
No dia anterior será a vez da actuação da cantora Tânia Creador, às 21h30m, depois da distribuição das sopas para todas as crianças das escolas.
As Festas da Caridade, uma das maiores daquela vila, já estão a decorrer desde o dia 28 de Abril, com a abertura e benção do quarto, na sede da Caridade.
No dia 13 deste mês realiza-se a primeira ceia de criadores destinada a criadores de gado, benfeitores de animais e suas famílias e, no dia seguinte, a segunda ceia de criadores, destinada a criadores a seco e suas famílias.
No dia 15 de Maio será a tradicional ida aos gueixos e no dia 20 a concentração do gado para abate nas Alminhas, com benção das massas e da carne para as pensões.
No dia 21 haverá um convívio Noite do Emigrante e a 24 a benção da massa sovado e do vinho, cortejo e benção da carne e um concerto pela filarmónica Progresso do Norte.
A 25 será a distribuição de pensões em Rabo de Peixe, o cortejo do Pão e o tradicional desfile de carros de bois.
As festas encerram no Domingo, 26, com o cortejo da bandeira da Caridade, missa solene e cortejo para entrega da bandeira ao novo mordomo.
O mordomo deste ano é o jovem empresário Rúben Correia e família, que declarou esta semana, após a abertura do quarto da Caridade: “Abrimos o quarto da Bandeira da Caridade da Vila de Rabo de Peixe. Quando recebi a bandeira em minha casa, escolhemos o branco, num pequeno altar em arcos, para receber a bandeira. A cor que representava a pureza com que recebíamos a festa em nossa casa. Desta vez, o vermelho contrasta com a bandeira, na celebração desta que é a maior honra da minha vida. Inspiramo-nos no altar e no resplendor do Santo Cristo – padroeiro dos meus sonhos – para a criação deste quarto. Sem a preciosa ajuda e inteira dedicação do Cláudio Santos e do Marco Curvelo não seria possível. E de tantos outros que contribuíram para. A todos, muito obrigado. Começou Domingo o início de uma grande festa que só faz sentido com a vossa presença. Viva o Espírito Santo!”.