Edit Template

Avós Lagoenses participam na 2ª Bienal de Artes & Ofícios

O grupo de avós lagoenses do projecto «A Avó Veio Trabalhar nos Açores» vai participar na 3.ª edição dos «Dias Abertos Artes & Ofícios» da 2.ª Bienal Artes & Ofícios, com um Workshop de Bordado – Figuras de Presépio, a ter lugar no dia 11 de Maio, na Casa da Cultura Carlos César.
Este workshop pretende ser uma experiência imersiva entre a cultura tradicional, a arte bonecreira da Lagoa, e o afito de «avó». Ao longo de três horas, cada participante aprenderá a bordar uma figura tradicional do presépio e a convertê-la numa pregadeira.
Esta iniciativa decorrerá, entre as 10h00 e as 13h00, do dia 11 de Maio, e está limitado a 10 inscrições, podendo os interessados realizar a sua inscrição, até ao dia 8 de Maio, através do site da bienal. Esta é uma iniciativa destinada a uma faixa etária dos 8 aos 90 anos. A inscrição terá o valor de 21,15€ por participante, estando incluídos todos os materiais necessários à actividade e seguro de acidentes pessoais.
De salientar que, este é o primeiro ano que a Bienal Artes & Ofícios decorre nos Açores. Os «Dias Abertos Artes & Ofícios | Novo Design» são um projecto da Spira, uma empresa especializada em revitalização patrimonial. Todos os anos, entre Abril e Maio, os artesãos abrem ao público as suas oficinas, promovendo visitas e workshops, ao longo de seis fins-de-semana, distribuídos por todas as regiões de Portugal continental e Açores. O público é convidado a experienciar, verdadeiramente, as manualidades associadas a estas práticas tradicionais.
De lembrar que, o projecto «A Avó Veio Trabalhar» é uma hub criativa para maiores de 60 anos. Uma iniciativa sem fins lucrativos de impacto local. Um espaço de produção artesanal e criativa, que produz uma rede de afectos, onde o centro são os mais velhos e as suas mestrias. Cada avó tem um talento único, aspirações e paixões que são celebradas individualmente. A iniciativa chegou aos Açores, mais propriamente a São Miguel, em 2018, com o apoio da Câmara Municipal da Lagoa. Todas as peças são únicas e revelam a mestria das suas mãos, o cuidado e o carinho em cada produto.

Edit Template
Notícias Recentes
Dois Navios de Cruzeiro de luxo hoje em P. Delgada
Prejuízos no HDES vão ultrapassar os 24 milhões de Euros
Lançado alerta para aumento de Caravelas Portuguesas no mar dos Açores
Plano e Orçamento passou com um único voto contra
Avaliação da habitação volta a disparar nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores