Edit Template

Doentes devem contactar a Emergênciaou Linha Saúde em caso de urgência

A Unidade de Saúde de Ilha de São Miguel (USISM) anunciou que se mantém o regular funcionamento em todos os centros de saúde e respectivas unidades de saúde com excepção dos serviços prestados na sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada.
Estão assegurados na sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada os seguintes serviços: Tratamento de Feridas, Centro de Diagnóstico Pneumológico, Saúde Escolar, Centro de Dissuasão para a Toxicodependência, Serviço de Reembolsos, Gabinete do Utente e as equipas de prestação de cuidados de saúde no domicílio.
Ontem, Terça-feira, estiveram suspensas as demais actividades assistenciais (consultas) na Sede do Centro de Saúde de Ponta Delgada. O reagendamento destas actividades está a ser acautelado a partir de hoje. As Unidades Básica de Urgência dos Centros de Saúde de Nordeste, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo estão abertas 24horas por dia.
A USISM diz que está ciente do impacto destes constrangimentos nos seus utentes e está a efectuar todos os esforços para o minimizar. Qualquer nova informação será transmitida em futuros comunicados a serem disponibilizados pela USISM.
Através do número de telefone 296 249 220, a USISM disponibiliza aos familiares dos doentes internados uma equipa de Assistentes Sociais e Psicólogos para prestar os esclarecimentos necessários. As visitas estão condicionadas por motivos de gestão do espaço físico e de recursos humanos.
Considerando o encerramento do Serviço de Urgência do HDES e para melhor gestão das restantes unidades de urgência da ilha, solicitamos a todos que, antes de se dirigirem a estes serviços, contactem:

  • Linha de Emergência 112 – Em caso de urgência e/ou acidente;
  • Linha de Saúde Açores 808 24 60 24 – Para situações de doença aguda, descompensação de doença crónica ou outras situações.

27 doentes encaminhados
para as Irmãs Hospitaleiras
Na sequência do incêndio que destruiu parte do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada, as Irmãs Hospitaleiras Ponta Delgada | Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, disponibilizou 27 camas para acolher doentes vindos do Hospital.
As Irmãs Hospitaleiras Ponta Delgada – Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, é uma unidade de saúde hospitaleira de referência na prestação de cuidados especializados em Psiquiatria e Saúde Mental, Demências e Deficiência Intelectual, com respostas especializadas em ambulatório e internamento.
Os 27 pacientes vindos do Hospital já foram acolhidos nas Irmãs Hospitaleiras Ponta Delgada – Casa de Saúde Nossa Senhora da Conceição, e aí permanecerão pelo tempo necessário.
A Força Aérea anunciou que esteve empenhada em transportes médicos aéreos de doentes em resposta ao incêndio que deflagrou no Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada.
Foram transportados vários doentes em três distintas missões que envolveram dois aviões.
Para a primeira missão foi activada a tripulação do avião C-295M, em alerta permanente na Base Aérea N.º 4, na ilha Terceira, que transportou três doentes desde Ponta Delgada para as Lajes, numa missão que decorreu entre as 23h26 de Sábado e a 01h25 da madrugada de Domingo.
Já durante a manhã de Domingo, de Lisboa partiu um avião Falcon 50 em direcção a Ponta Delgada, para transportar para o Funchal, Arquipélago da Madeira, duas grávidas – uma de 36 anos e 32 semanas de gestação e outra de 30 anos e 29 semanas de gestação – e um doente.
O avião Falcon 50 saiu dos Açores pelas 15h10 e aterrou na Madeira às 16h30, seguindo a bordo uma equipa de saúde militar do Núcleo de Evacuações Aeromédicas da Força Aérea, constituída por um médico e dois enfermeiros, por forma a garantir os cuidados necessários.
Já na noite de domingo, a tripulação do avião C-295M destacada na Base Aérea N.º 4 seria novamente ativada para o transporte de dois doentes desde Ponta Delgada para a Ilha Terceira, num voo que decorreu entre as 22h30 e as 23h00. Também neste transporte médico seguiu uma equipa de saúde da Força Aérea constituída por um médico e dois enfermeiros. Paralelamente, e relacionados com o apoio que a Força Aérea presta diariamente neste âmbito, entre sábado e domingo foram ainda transportados mais sete doentes não relacionados com o incêndio no Hospital de Ponta Delgada.
Um dos doentes foi transportado entre Lisboa e a Madeira por um avião C-130H; quatro doentes, em duas distintas missões, entre o Porto Santo e o Funchal num avião C-295M; um outro doente entre as Flores e o Faial igualmente num avião C-295M e um último doente transportado num helicóptero EH-101 Merlin entre a Graciosa e a Terceira, também nos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Jeremias Tavares cria peças de vidro através da técnica “Fusing - ”Os presépios e a bijuteria são os artigos mais procurados nesta época natalícia
Presépio com 300 bonecos de panos do Pico da Pedra é tradição com meia centena de anos
Francisco César apela a um Natal de empatia e união para enfrentar os desafios nos Açores
Neto de açorianos invade tops canadianos com versão de Silent Night
Bispo dirige mensagem de Natal a partir do Estabelecimento Prisional de Angra - “Humanizar todos os ambientes, servir toda e qualquer vida” para além “de cada erro ou fracasso”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores