Edit Template

Consórcio Tecnovia, Etermar e Marques ganha obras no cais NATO

O Ministério da Defesa do Governo da República, através da Direção Geral de Recursos da Defesa Nacional, acaba de adjudicar a um consórcio liderado pela Tecnovia as obras do cais Nato no porto de Ponta Delgada.
As obras, designadas como «Restabelecimento das condições de segurança e operacionalidade do cais a realizar no Depósito POL NATO de Ponta Delgada (DPNPD) – fase 2», destinam-se essencialmente a repavimentar o piso do cais locais de amarração e outras infraestruturas do chamado cais -12 ou cais Nato.
Recorde-se que depois de todas as obras de reabilitação do cais realizadas pela Região, o piso do cais Nato continuou deteriorado e desnivelado diminuindo a operacionalidade daquela zona do porto, prejudicando a circulação de maquinas ao mesmo tempo que provocou desgaste e avarias nos equipamentos.
O cais -12, também conhecido como Cais Nato, dá prioridade à utilização de navios no âmbito da Organização do Tratado Atlântico Norte, mas, na maioria dos dias, não sendo necessário para a NATO, é utilizado e de grande importância para as operações portuárias de navios comerciais.
Estas obras, que há muito se deviam ter realizado, foram objecto de dois concursos.
Um lançado a 6 de Junho de 2023, que ficou deserto, e o outro lançado a a 4 de Janeiro deste ano, com um valor a rondar os 4 milhões de euros.
Este segundo concurso foi precedido do anúncio de procedimento nº 109/2024 publicado no Diário da República n.º 3/2024, Série II de 2024-01-04
O resultado deste segundo concurso foi a adjudicação das obras por um prazo de 590 dias ao consórcio Tecnovia/Etermar/Marques.
As obras, cumpridas as formalidades legais, deverão começar em Julho deste ano.

Edit Template
Notícias Recentes
Primeira semana de Dezembro vai ser mais quente mas depois vem o frio
“1º de Dezembro” comemorado hoje em Ponta Delgada
Concerto da Filarmónica Furnense superou as expectativas
Hoje há benção das grávidas na Igreja de S. José
Açorianos estão a pedir aos bancos mais dinheiro para consumo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores