Edit Template

Câmara de Ponta Delgada entrega 1.210 livros e 20 leitores de e-books às escolas do 1.º ciclo do concelho

A Câmara Municipal de Ponta Delgada reforçou o apoio à criação da Rede de Bibliotecas Escolares do 1.º Ciclo do Ensino Básico com a entrega de 1.210 obras literárias e 20 tablets de leitura de e-books, numa clara aposta do Município na educação e nas boas práticas de promoção da leitura em todo o Concelho.
Durante a assinatura destes protocolos de cooperação que abrangeram todas as escolas públicas do ensino básico e pré-escolar do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral afirmou que “mais do que uma obrigação, este é um dever cívico da autarquia. Reconhecemos a importância da leitura para a formação dos cidadãos do futuro e para o sucesso escolar dos alunos, por isso procuramos, desta forma, contribuir para uma igualdade de acesso à literatura, dotando os nossos alunos de todas as ferramentas necessárias para competir no mesmo patamar que os melhores do mundo”.
Mantendo a sua aposta numa estratégia que visa o desenvolvimento da literacia, digital e em papel, Pedro Nascimento Cabral ainda referiu que “este contacto com os textos, o cuidado com a interpretação e a escrita, são fundamentais para termos gente mais criativa, resiliente e centrada naquilo que é a vida”.
“A literatura é fundamental para adquirirmos conhecimento e sabedoria que nos ensina a superar os obstáculos do dia-a-dia e numa fase em que se constrói personalidades, se molda formas de ser e de estar, que no futuro poderão dar origem a uma sociedade mais feliz e realizada, é fundamental, como instituição pública, podermos contribuir para uma boa educação”, reforçou.
Recorde-se que o Programa de Apoio à Criação de uma Rede de Bibliotecas Escolares destinadas ao 1º Ciclo do Ensino Básico e ao Pré-escolar foi iniciado em 2014 e tem como principal objectivo apoiar as escolas na constituição de acervos bibliográficos vocacionados para a aprendizagem e desenvolvimento da leitura e da expressão e compreensão da escrita nas crianças.
No sentido de consolidar uma literacia activa, a autarquia de Ponta Delgada, com este mesmo protocolo, também irá entregar tablets como forma a potencializar a acessibilidade ao conhecimento a um maior número de crianças, com recurso a uma ferramenta educativa que permite encontrar, através da Internet, uma diversidade de obras disponíveis para consulta e/ou aquisição.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores