Chama-se RCA MUSIC FEST e será um evento solidário dedicado à música local, com seis actuações em dois dias de concertos no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo (CCCAH), visando a angariação de fundos para o Rádio Clube de Angra (RCA).
Assim, hoje, pelas 21h00, subirão ao palco Sónia Pereira Trio, Wave Jazz Ensemble e os Myrica Faya, numa noite virada para o Blues, o Jazz e as novas roupagens do cancioneiro tradicional açoriano.
No Sábado (dia 25), também pelas 21h00, será tempo para ouvir João da Ilha, Luís Gil Bettencourt e António Bulcão e os Cód1go, num serão mais virado para o rock e o pop, mas onde a música portuguesa estará em grande plano.
Segundo Agostinho Leão, da direcção d’ “A Voz da Terceira”, trata-se de um festival, “que gostávamos se pudesse replicar nos próximos anos, e que só foi possível organizar dada a graciosa disponibilidade de todos os artistas em cartaz, a colaboração da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e o apoio de algumas empresas, que amavelmente se juntaram a nós”.
São conhecidas as dificuldades financeiras que vive o Rádio Clube de Angra, “que são uma questão conjuntural e que têm a ver com a própria natureza da instituição, uma instituição sem fins lucrativos e que depende quase exclusivamente da publicidade e dos eventos pontuais onde consegue realizar algum encaixe”, refere Pedro Ferreira, presidente da antiga estação emissora CSB-80.
“Se conseguirmos encher o Grande Auditório do CCCAH teremos duas certezas, a de que o público vai sair satisfeito, pois estarão grandes artistas em palco, e de que o RCA poderá ‘respirar’ de outra forma este ano, mais um que começou com a reparação de avarias e muitas despesas para lá da gestão normal de uma casa que se mantém activa, com gente a fazer rádio e presente em tudo que diz respeito à nossa terra e às nossas gentes”, acrescenta aquele responsável.
O RCA MUSIC FEST conta com o apoio da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e das empresas Via Vitória, Terauto, Sotermáquinas, Berbereia & Lourenço, Panificação Terceirense, Cartor e Electro Cruzeiro.
A entrada diária custa 10 euros, estando os ingressos à venda na Câmara de Angra, no próprio CCCAH, e em www.ticketline.pt .