Edit Template

Apresentação de «O Ciclo da Baleia» em Ponta Delgada a 29 de Maio

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e a Imprensa Nacional assinalam o arranque das comemorações do centenário do nascimento do escritor Dias de Melo, que se celebrará em 2025, com a apresentação do livro “O Ciclo da Baleia” cuja cerimónia de lançamento na ilha de São Miguel, realizar-se-á, no dia 29 de Maio, às 18h00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
A apresentação do livro estará a cargo de Urbano Bettencourt e contará com a intervenção de Luiz Fagundes Duarte, coordenador da edição. A publicação reúne três obras do escritor José Dias de Melo (1925-2008), num mesmo volume, nomeadamente, Mar Rubro. Baleeiros do Pico (1958), Pedras Negras (1964) e Mar pela Proa (1976).
Dias de Melo nasceu na Calheta do Nesquim, ilha do Pico a 8 de Abril de 1925. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções como professor primário e colaborador da imprensa regional e nacional.
Inicia a sua carreira literária em 1954 com a publicação de um livro de poesia intitulado «Toadas do Mar e da Terra», a que se seguiram várias outras obras, com destaque para “Pedras Negras” que lhe deu amplitude internacional, tendo a obra sido traduzida para inglês e japonês.
O escritor era um conhecedor da arte baleeira e da emigração, temáticas presentes em todas as suas obras.
Em reconhecimento pelo seu contributo para o panorama literário português, é condecorado com a Ordem do Infante, pelo então presidente da República, Mário Soares.
Faleceu em Ponta Delgada, a 24 de Setembro de 2008, aos 83 anos de idade.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores