Edit Template

Apresentação de «O Ciclo da Baleia» em Ponta Delgada a 29 de Maio

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada e a Imprensa Nacional assinalam o arranque das comemorações do centenário do nascimento do escritor Dias de Melo, que se celebrará em 2025, com a apresentação do livro “O Ciclo da Baleia” cuja cerimónia de lançamento na ilha de São Miguel, realizar-se-á, no dia 29 de Maio, às 18h00, no auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada.
A apresentação do livro estará a cargo de Urbano Bettencourt e contará com a intervenção de Luiz Fagundes Duarte, coordenador da edição. A publicação reúne três obras do escritor José Dias de Melo (1925-2008), num mesmo volume, nomeadamente, Mar Rubro. Baleeiros do Pico (1958), Pedras Negras (1964) e Mar pela Proa (1976).
Dias de Melo nasceu na Calheta do Nesquim, ilha do Pico a 8 de Abril de 1925. Ao longo da sua carreira, desempenhou funções como professor primário e colaborador da imprensa regional e nacional.
Inicia a sua carreira literária em 1954 com a publicação de um livro de poesia intitulado «Toadas do Mar e da Terra», a que se seguiram várias outras obras, com destaque para “Pedras Negras” que lhe deu amplitude internacional, tendo a obra sido traduzida para inglês e japonês.
O escritor era um conhecedor da arte baleeira e da emigração, temáticas presentes em todas as suas obras.
Em reconhecimento pelo seu contributo para o panorama literário português, é condecorado com a Ordem do Infante, pelo então presidente da República, Mário Soares.
Faleceu em Ponta Delgada, a 24 de Setembro de 2008, aos 83 anos de idade.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro recebe Casa do Povo de Santa Bárbara na celebração da 10.ª edição da “Academia Oeste”
Detenção de 3 suspeitos de Tráfico de estupefacientes na Praia da Vitória
“No Trilho” é o novo videoclipe do músico Açoriano Rafael Carvalho
Renato Cordeiro lança seu livro “Ruralidade Micaelense” na Igreja Matriz de São Sebastião a 10 de Julho
Povoação festeja aniversário do concelho e faz homenagem a Mota Amaral
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores