Edit Template

Lançado alerta para aumento de Caravelas Portuguesas no mar dos Açores

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou ontem para o aumento recente de caravelas-portuguesas nas zonas costeiras dos Açores e do continente, e aconselhou cuidados e a comunicação de avistamentos.
O número de avistamentos de caravela-portuguesa (Physalia physalis) comunicados ao programa de monitorização de organismos gelatinosos na costa portuguesa (GelAvista), do IPMA, tem vindo a aumentar ao longo da última semana, nos Açores e no continente, com casos desde Espinho até Sines, precisa o IPMA.
A caravela-portuguesa, uma colónia de organismos da classe dos hidrozoários semelhante na aparência a uma alforreca, é a espécie gelatinosa mais perigosa que surge em Portugal, pelo que o IPMA pede que se as pessoas a detetarem no mar ou no areal, não lhe toquem e informem quem estiver perto. As caravelas podem causar lesões severas na pele, semelhantes a queimaduras, mesmo depois de mortas.
Em caso de contacto acidental com uma caravela-portuguesa o IPMA aconselha a lavagem do local afetado com água do mar mas sem esfregar, a remoção de possíveis vestígios de tentáculos e a aplicação de compressas quentes ou vinagre, durante 20 minutos. E consultar um médico.

Edit Template
Notícias Recentes
Raíssa Andrade foi a melhor aluna da Escola Profissional da Ribeira Grande em 2023/2024
Pedro Nascimento Cabral presente em momento marcante da história da Guarda Nacional Republicana, da nossa Região e do nosso País
Açores tiveram o maior crescimento de turismo do país
Ministério Público investiga mortede menina de 6 anos após ida ao HDES
Miguel Arruda acusado de fazer saudação nazi no parlamento
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores