Edit Template

Plano e Orçamento passou com um único voto contra

O Plano Regional Anual dos Açores para 2024 foi ontem aprovado na generalidade no Parlamento regional, com 31 votos a favor do PSD, CDS-PP, PPM e Chega, 25 abstenções do PS, IL e PAN, e um voto contra do BE.
A votação do documento na generalidade aconteceu no plenário da Assembleia Legislativa, na Horta, ilha do Faial, após quatro dias de discussão.
OParlamento também aprovou, por maioria, em votação final global, as Orientações de Médio Prazo 2024-2028, com 23 votos a favor do PSD, cinco do Chega, dois do CDS-PP e um do PPM, 23 votos contra do PS e um do BE, e duas abstenções da IL e do PAN.
A proposta de Orçamento, que define as linhas estratégicas do executivo de coligação para este ano, contempla um valor de 2.045,5 milhões de euros, semelhante ao apresentado em Outubro de 2023 (2.036,7 milhões).
Durante o debate do documento em plenário, o PS, o BE e a coligação PSD/CDS-PP/PPM, em conjunto com o Chega, apresentaram propostas de alteração para repor o normal funcionamento do Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, atingido por um incêndio a 4 de Maio.
O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, prometeu elaborar um “plano anual de manutenção” para as unidades de saúde e reiterou a intenção de fazer do “velho Hospital Divino Espírito Santo um hospital novo”.
“O que importa, já deveria ter acontecido, mas vamos fazer acontecer: elaborar um plano anual de manutenção para o Hospital Divino Espírito Santo, bem como para o Hospital de Santo Espírito na Terceira e [hospital da] Horta, e ainda para todas as unidades de saúde do Serviço Regional de Saúde”, declarou José Manuel Bolieiro.
O Presidente do Governo dos Açores disse ser intenção do Executivo “fazer diferente”, denunciando a herança deixada pelos anteriores executivos regionais do PS.
“Fazer diferente, para que o futuro não gere herança, como a que por nós foi recebida. Em vez de abandono e problemas, conservação e soluções”, reforçou. José Manuel Bolieiro reiterou a intenção de promover uma requalificação no hospital de Ponta Delgada, para que a unidade, que ficou inoperacional, seja um “hospital novo”.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores