A Marca Açores está em evidência no festival “Sentir o Pico”, que se realiza até 2 de Junho, Domingo, na zona do Lajido, no concelho de São Roque, numa parceria entre a Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação, através do Gabinete de Gestão e Promoção da Marca Açores, e a ACIP – Associação Comercial e Industrial do Pico.
Na base desta parceria está a aposta na gastronomia como meio de promoção do que de melhor se produz na Região, com especial destaque para os produtos certificados pela Marca Açores.
Este festival é um evento de cariz tradicional, que visa promover e reavivar memórias e valores tradicionais da ilha montanha. A zona do Lajido será o principal palco de um cartaz que contempla várias actividades, das quais se destacam dois “showcookings”, nos dias 1 e 2 de Junho.
O primeiro “showcooking”, agendado para o dia 1 de Junho, terá a assinatura de Patrícia Cheio, natural dos Açores, residente na ilha Terceira, food blogger desde 2010 e autora do site Food With A Meaning.
Este momento assinala também o Dia Mundial da Criança, desafiando crianças e pais para refeições saudáveis baseadas na produção local e que valorizam a sazonalidade dos diferentes produtos.
O segundo “showcooking” junta o chef Renato Cunha e o chef Olavo Pereira que vão criar um prato alusivo ao Espírito Santo.
Renato Cunha é já considerado o chef residente deste evento e já colaborou noutras iniciativa de activação da Marca Açores, como por exemplo na semana dos Açores nos supermercados El Corte Inglés.
O chef Olavo Pereira, natural da ilha do Pico, trabalha a cozinha local e faz de cada experiência gastronómica um verdadeiro tributo aos recursos endógenos dos Açores, em especial dos da ilha do Pico.
Com este evento, o Governo dos Açores pretende promover uma relação de proximidade, centrada na experiência sensorial das ilhas, através da gastronomia, permitindo, por essa via, um maior estímulo ao consumo e consequentemente uma maior fidelização do consumidor local e visitantes.