Conforme é tradição, em Angra do Heroísmo, a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, no dia 10 de Junho.
Haverá uma cerimónia pública na Praça Velha, em frente aos Paços do Concelho, com início previsto para as 11h00, que consistirá no hastear das Bandeiras Nacional, da Região e da União Europeia, com a presença de uma Guarda de Honra das Forças Armadas. As bandeiras serão hasteadas ao som dos respetivos hinos, executados pela Sociedade Filarmónica Rainha Santa Isabel, da Freguesia das Doze Ribeiras, com a presença do Representante da República, do Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, do Presidente do Governo Regional dos Açores, do Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e demais autoridades civis e militares.
À tarde, pelas 17h00, terá lugar uma Sessão Solene no Solar da Madre de Deus, Residência Oficial do Representante da República.
Sessão dedicada ao Mar,
com vários oradores
A sessão será dedicada aos “Açores e o Mar” e incluirá uma intervenção do Representante da República, seguida de um painel presidido pelo Almirante António Silva Ribeiro, antigo CEMGFA e no qual participarão João Gonçalves, Pró-Reitor para o Campus da Horta da Universidade dos Açores e Diretor do Centro OKEANOS entre 2015 e 2025 Armando Rocha da Universidade Católica Portuguesa e Silvia Tavares da Fundação Oceano Azul.
Seguir-se-ão intervenções da Secretária de Estado do Mar, Lídia Bulcão e do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.
A sessão incluirá ainda a imposição das condecorações concedidas pelo Presidente da República a personalidades que se distinguiram pelo notável contributo que deram a atividades relacionadas com os Açores e os oceanos e pela sua paixão pelo Mar: João Pedro Barreiros, especialista em Biologia Marinha, Nuno Sá, dedicado à fotografia subaquática, de grande mérito e reputação internacional e Serge Viallelle (a título póstumo), que se radicou na ilha do Pico e foi pioneiro relativamente à observação de cetáceos, que é hoje uma atividade turística nos Açores com uma muito significativa importância.
Seguir-se-á uma recepção.