Edit Template

Dois projectos dos Açores vão receber apoioda Direcção-Geral das Artes

A Direção-Geral das Artes vai apoiar 161 projectos, com cerca de quatro milhões de euros, no âmbito do Concurso de Apoio a Projectos em Criação e Edição, tendo 176 ficado sem apoio embora as candidaturas reunissem a pontuação necessária.
De acordo com a Direcção-Geral das Artes (DGArtes), em comunicado, a decisão final do concurso, cujas candidaturas aconteceram entre 30 de Outubro e 13 de Dezembro do ano passado, foi comunicada aos candidatos apoiados.
Há 176 projectos que atingiram pelo menos 60% da pontuação final, valor a partir do qual pode ser atribuído apoio às candidaturas.
Há várias candidaturas que conseguiram uma pontuação acima dos 75%, mas que não irão ser apoiadas.
As estruturas representativas das artes têm alertado diversas vezes para o subfinanciamento dos concursos da DGArtes no programa de apoio a projectos. A dotação do Programa de Apoio a Projectos a concretizar no ano passado, e que teve os concursos anunciados em Dezembro de 2022, foi de 9,25 milhões de euros para as diferentes áreas, nomeadamente Artes Visuais, Criação – abrangendo artes performativas, cruzamento disciplinar e artes de rua -, Programação, Internacionalização e Procedimento Simplificado.
O reforço financeiro para o Programa de Apoios a Projectos de 2023 foi anunciado depois de serem conhecidos os resultados dos concursos de 2022, nos quais centenas de candidaturas ficaram de fora por falta de verbas disponíveis, embora tenham sido consideradas elegíveis pelos júris.
Segundo a DGArtes, os 161 projectos apoiados com 4,015 milhões de euros no Concurso de Apoio a Projectos em Criação e Edição, “serão realizados por todo o território”. Do total de projectos apoiados, 65 são da Área Metropolitana de Lisboa, 47 do Norte, 27 do Centro, 12 do Alentejo, seis do Algarve, dois na Região Autónoma da Madeira e outros dois da Região Autónoma dos Açores.
Quase metade dos projetos apoiados (79) é da área do Teatro. Seguem-se os projetos de Cruzamento Disciplinar (55), de Dança (19), de Artes de Rua (quatro) e de Circo (quatro). O Programa de Apoio a Projetos da DGArtes, a concretizar este ano e que inclui seis concursos, dispõe de 13,35 milhões de euros. Além dos resultados do concurso de Criação e Edição, já foram anunciados também os de Artes Visuais, Programação e Procedimento Simplificado, ficando ainda a faltar os resultados de Internacionalização e de Música e Ópera.

Edit Template
Notícias Recentes
União Desportiva do Nordeste comemora os 50 anos do clube
2ª edição da formação “Cidadania Digital: Riscos e Oportunidades da Internet”
Bolieiro manifesta oposição à criação de uma taxa turística regional
Actividade ambulatória de Pediatria regressa amanhã ao HDES
Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores