Edit Template

República financia captação de águana Praia da Vitória

O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn) decidiu apoiar o projecto de criação de novas captações de água no concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira, que permitam a inutilização de furos actualmente em operação e que se situam na proximidade de uma área que está potencialmente contaminada por hidrocarbonetos, em resultado da presença militar norte-americana, na Base das Lajes.
Além disso, será também financiado um plano de análises da qualidade da água proveniente de antigos furos, com base num programa de monitorização que decorrerá enquanto as novas captações não estiverem concluídas.
No total, o financiamento a cargo do Fundo Ambiental – entidade tutelada pelo Ministério do Ambiente e Energia – ultrapassará os 5,4 milhões de euros. “A qualidade da água é essencial para a saúde humana, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico. Identificada que está a fonte de contaminação, junto às áreas de captação da água que serve o concelho da Praia da Vitória, na Terceira, este investimento vem implementar medidas urgentes de correção e de monitorização contínua”, defende a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que sublinha que “a água é um recurso insubstituível e um bem comum, que deve ser protegido e gerido de forma sustentável, porque só assim poderemos garantir a disponibilidade de água potável às gerações futuras”. “Para este Governo, assegurar a qualidade da água a todos é um desígnio inquestionável”, conclui a governante, sobre este investimento que dá resposta a um grande problema de saúde pública, junto à Base das Lajes.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores