Edit Template

República financia captação de águana Praia da Vitória

O Ministério do Ambiente e Energia (MAEn) decidiu apoiar o projecto de criação de novas captações de água no concelho de Praia da Vitória, na ilha Terceira, que permitam a inutilização de furos actualmente em operação e que se situam na proximidade de uma área que está potencialmente contaminada por hidrocarbonetos, em resultado da presença militar norte-americana, na Base das Lajes.
Além disso, será também financiado um plano de análises da qualidade da água proveniente de antigos furos, com base num programa de monitorização que decorrerá enquanto as novas captações não estiverem concluídas.
No total, o financiamento a cargo do Fundo Ambiental – entidade tutelada pelo Ministério do Ambiente e Energia – ultrapassará os 5,4 milhões de euros. “A qualidade da água é essencial para a saúde humana, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento económico. Identificada que está a fonte de contaminação, junto às áreas de captação da água que serve o concelho da Praia da Vitória, na Terceira, este investimento vem implementar medidas urgentes de correção e de monitorização contínua”, defende a Ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, que sublinha que “a água é um recurso insubstituível e um bem comum, que deve ser protegido e gerido de forma sustentável, porque só assim poderemos garantir a disponibilidade de água potável às gerações futuras”. “Para este Governo, assegurar a qualidade da água a todos é um desígnio inquestionável”, conclui a governante, sobre este investimento que dá resposta a um grande problema de saúde pública, junto à Base das Lajes.

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores