Edit Template

Há 5 municípiosnos Açores com mais procura de casas para viver no campo

Santa Cruz das Flores, Povoação, Lajes das Flores, Lajes do Pico e Nordeste são os quatro municípios mais procurados para a compra de casa para viver no campo.
O estudo é da idealista/data, que regista uma procura acima do normal, após a pandemia, de famílias a quererem viver no campo, rodeado de sossego e a beleza da natureza.
Em 48 concelhos o interesse em comprar casa fora das grandes cidades mais que duplicou: foi o caso de Nisa, Santa Cruz das Flores, Porto Moniz, Vila do Bispo, Vila Velha de Ródão, Vila Nova de Poiares, Góis e Vila Nova de Paiva.
Em resultado desta evolução, o município de Santa Cruz das Flores, nos Açores, tornou-se no mais procurado de todos para comprar casa entre os concelhos menos populosos do país.
Logo a seguir está Porto Moniz, Povoação, Nisa, Lajes das Flores e Nordeste.
Em todos eles a procura de casas mais que duplicou em quatro anos.
Também salta à vista que 11 dos 25 municípios mais procurados para adquirir habitação em 2021 continuam a sê-lo no início de 2024, revela o idealista/data. São eles: Lajes das Flores, Viana do Alentejo, Redondo, Ferreira do Alentejo, Monchique, Alcoutim, Lajes do Pico, Arraiolos, Aljezur, Alandroal e Cuba.
A tendência de viver no campo poderá ter estimulado a colocação de mais casas no mercado de compra e venda no interior do país.
É isso que sugerem os dados do idealista/data: no primeiro ano da pandemia (entre Março de 2020 e Março de 2021) registou-se um aumento da oferta de habitação em metade dos municípios menos populosos, com os maiores aumentos a serem sentidos em Melgaço (Viana do Castelo) e Vimioso (Bragança), onde o stock duplicou.
Se olharmos para o balanço do antes e depois da Covid-19 (início de 2020 e início de 2024), observa-se que houve um aumento de casas para comprar em 86 municípios pouco populosos do interior do país e ilhas – ou seja, mais 25 territórios que no primeiro ano de confinamentos.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo dos Açores assinalou Dia Mundial do Ambiente na Graciosa
CCIAH alerta para desafios estruturais que podem determinar o futuro económico dos Açores
Num ano preço das casas nos Açores sobe 12,7% e 12,5% no arrendamento
Investidor que admitia aplicar 500 milhões na Azores Airlines desiste do processo de privatização
Governo fixa em 400 mil euros limite para apoios à promoção turística dos Açores em 2026
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2026 Diário dos Açores