Edit Template

Pedro Nascimento Cabral enaltece legado do padre David para uma paróquia com 500 anos de história

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, enalteceu o legado do padre David Botelho do Couto para Santo António e para Ponta Delgada.
“Alegre e veemente, sempre preocupado em transmitir conhecimento e valores, assim era o padre David”, descreveu o autarca, defendendo que “constitui um imperativo ético fazer o reconhecimento daqueles que são a nossa referência” e, por isso, congratulando a freguesia de Santo António, na pessoa do seu Presidente, Marco Oliveira, pela iniciativa de homenagear o padre que faleceu a 16 de Março de 2022 aos 87 anos de idade numa data em que a paróquia de Santo António assinalou o seu 500.º aniversário.
O Presidente do município sustentou ainda que “Santo António soube ao longo destes 500 anos se afirmar no panorama local e de ilha, mantendo vivas as suas manifestações culturais e uma forma de ser e de estar pautada pelos bons exemplos”.
Pedro Nascimento Cabral, no final da sessão comemorativa, reiterou a aposta na coesão territorial e na descentralização e salutou a exemplar relação institucional e financeira mantida com as Juntas de Freguesia assente na cooperação, na equidade e na transparência.
A autarquia vai proceder à substituição do relvado sintético do Campo de Jogos de Santo António e à reabilitação da Escola EB/JI da freguesia.
Também pavimentou a Canada do Valado, pintou o Centro Cultural e vai instalar um ginásio ao ar livre.
A seguir à cerimónia de homenagem ao padre David Botelho do Couto, teve lugar a celebração da eucaristia e um convívio. Recorde-se que o sacerdote colaborou em várias obras católicas, nomeadamente a catequese, deixou um centro catequético em Santo António, e a sua preocupação com a catequese também se verificou para além do nível paroquial, na ouvidoria e na ilha.
Natural de Santo António, ouvidoria de Capelas, no concelho de Ponta Delgada, o padre David Botelho do Couto nasceu a 3 de Março de 1935, foi prefeito de estudos no Seminário de Angra, onde também foi docente, foi pároco e leccionou Educação Moral em diversas escolas.
O sacerdote empenhado na própria formação, frequentou formações em música sacra, cursos de actualização pastoral e humana no arquipélago e no continente, e no final do seu apostolado foi nomeado assistente para a capelania das Irmãs Clarissas.
A ele e aos seus estudos se deve muita da investigação histórica sobre a vida da comunidade.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores