Edit Template

PAN questiona Solenerge e Proenergia

O PAN/Açores questionou o Governo Regional sobre a execução dos programas Solenerge e Proenergia, considerados “cruciais para a transição energética” no arquipélago, anunciou o partido.
“Na sequência das declarações da senhora Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas […] e após análise dos relatórios de resultados dos programas de apoio à transição energética, o partido constatou que os dados recentes apontam para uma execução significativamente abaixo daquelas que são as metas estabelecidas para o próximo ano de 2025”, justifica o PAN, em comunicado. O partido, que enviou um requerimento ao Governo Regional através do Parlamento açoriano, refere que os dois programas, financiados pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR) e alinhados com o REPowerEU, “têm como objectivo acelerar a transição energética na Região através da conjugação da instalação de sistemas fotovoltaicos com equipamentos para armazenamento de energia eléctrica”.
“Até Maio do presente ano e desde o início da vigência do programa, das 5.035 intenções de investimento submetidas ao Solenerge, apenas 1.031 foram pagas, resultando numa potência instalada de 6.476,13 kW – muito aquém do objectivo de 12,6 MK para 2025”, salienta o partido.
O PAN/Açores acrescenta que “o orçamento disponível de 19 milhões de euros do PRR já foi ultrapassado, obrigando à antecipação da verba disponível para 2025, sendo a possibilidade de reforço da verba incerta”.
“Esse cenário, juntamente com a demora no pagamento e na instalação dos sistemas, com uma lista de espera superior a um ano e três meses, levanta preocupações quanto à capacidade do programa Solenerge atingir os seus objectivos dentro dos prazos estipulados”, sublinha.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores