Os sectores de hotelaria e restauração em S. Miguel estão a enfrentar dificuldades em contratar pessoal para trabalhar este Verão.
Apesar de alguma mão-de-obra vinda de fora, onde já é notória a presença de muitos jovens de outros países, os novos empreendimentos que vão abrindo vêem-se obrigados a recorrer a empresas especialistas em recrutamento de pessoal em todo o país, na esperança de que o raio de acção possa abranger mais interessados do país em vir para os Açores.
Dos jovens locais vão-se ouvindo, cada vez mais, críticas ao sector, por pagar salários muito baixos e com horários exigentes.
A especialista em recrutamento Multitempo by Job&Talent, por exemplo, tem vindo a apostar no sector de hotelaria e acaba de lançar uma nova campanha de recrutamento em grande escala, com mais de 100 vagas disponíveis para todo o território nacional, incluindo os Açores.
Com maior foco nas regiões de Lisboa, Porto, Algarve e ilha de São Miguel, as mais de 100 vagas disponíveis distribuem-se por várias funções, para perfis mais técnicos que outros, desde Front Office Manager, Recepcionista, Cozinheiro (1ª, 2ª e 3ª), Empregado de Balcão/ Mesa/ Bar, Limpeza/ Lavandaria, Piscineiro, Sommelier ou Terapeuta de SPA, entre outros.
Independentemente da vaga, a empresa procura perfis que tenham a escolaridade mínima obrigatória, com experiência e formação relevantes para a função.
A aposta da Multitempo by Job&Talent neste sector advém do “crescimento da Hotelaria e Turismo em Portugal, que nos meses de verão sofre com a falta de profissionais para as centenas de ofertas de emprego disponíveis”.
Helena Cardador, Account Manager na empresa, refere que “a área hoteleira terminou o ano passado com um crescimento superior a 20% em termos de facturação e o turismo cresceu 18% face a 2022, por isso as perspectivas para este ano são altíssimas. Esperamos conseguir ajudar as instâncias hoteleiras a encontrar os trabalhadores certos, para poderem continuar a prestar um bom serviço.
Nestas áreas em particular, a qualidade do atendimento faz a diferença e é um factor decisivo para que os clientes regressem”.
Recorde-se que na semana passada já tínhamos noticiado que o grupo hoteleiro Accor, líder mundial do sector, também procura candidatos para integrar a equipa do novo hotel Mercure Açores Ponta Delgada (antiga Pensão Central), que inaugurará no final de Setembro de 2024.
As jornadas de recrutamento com avaliação dos candidatos em situações reais e dinâmicas irão decorrer entre 15 e 19 de Julho de 2024 no próprio hotel.
Existem mais de 20 vagas em aberto para os departamentos de recepção, bar e restaurante e departamento de andares (limpeza) e lavandaria.
Para estas funções é necessário o conhecimento e uso fluente de português (são valorizados outros idiomas).
Em todas as vagas é necessário ser “atento, amável, com gosto pelo detalhe e com um forte espírito de equipa”.