Edit Template

3ª edição do Prémio Municipal de Criação e Investigação dedicada à criação literária

A Câmara Municipal da Lagoa vai avançar com a 3.ª edição do Prémio Municipal de Criação e Investigação, sendo esta, tal como a 1.ª edição, dedicada à criação literária. Este concurso promovido pelo município pretende galardoar, anualmente, o autor ou autores da melhor investigação em temáticas concelhias, ou a melhor criação literária edição deste ano. Com o projecto, a autarquia visa, entre diversos aspectos, estimular e valorizar hábitos de escrita, promover a escrita criativa e divulgar novos autores. As obras literárias a concorrer ao prémio em causa poderão ser de diversos géneros, tais como: poesia, ficção narrativa, dramaturgia, banda desenhada e obras infanto-juvenis.
O vencedor receberá um prémio pecuniário no valor de 2.000 euros, podendo o júri, caso assim o entenda, atribuir uma menção honrosa, não tendo esta direito a valor pecuniário.
O júri desta edição é composto por três elementos, com qualidade reconhecida: Anabela Cura, Pedro Almeida Maia e Telmo R. Nunes.
Anabela Cura é professora de Português/Francês, especializada em literatura portuguesa, conta no seu currículo com uma larga formação e experiência na área da promoção do livro e da mediação de leitura. Integra o Conselho Executivo da EBI da Lagoa. Para além de já ter marcado presença em outras iniciativas da Biblioteca Municipal de Lagoa, tem desenvolvido trabalhos em contexto hospitalar, integra, igualmente, as «Histórias Requinhas» e, mais recentemente, o projecto «Canta Comigo, Leio Contigo», este em parceria com Alda Casqueira Fernandes.
Por seu turno, Pedro Almeida Maia, na literatura, realiza incursões em diversos estilos, da música à crónica, do ensaio ao argumento, da poesia ao conto. Estreou-se no romance em 2012, quando venceu o Prémio Letras em Movimento, tendo os trabalhos mais recentes integrado o Plano Regional de Leitura ou sido agraciados pela crítica, sobretudo “Ilha-América” (2020) e “A Escrava Açoriana” (2022). No género novela, publicou “Nove Estações” (2014), seleccionado para a Mostra LabJovem, e “A Força das Sentenças” (2023), vencedor do Prémio Manuel Teixeira Gomes.
Já Telmo R. Nunes, escreve por gosto, tendo obra dispersa pela imprensa regional açoriana e continental; integra antologias de contos e antologias poéticas; é autor das obras “Reflexões de Uma Quase Vida”, (Menção Honrosa no Prémio Literário Gaspar Frutuoso, Câmara Municipal da Ribeira Grande), em 2009 e “Inês, A Dualidade de Uma Vida”, em 2012. Em 2023 lançou, pela Editora Letras Lavadas, “O Lugar da Trindade” e “Outras Narrativas”.
Os trabalhos concorrentes deverão ser submetidos de 1 de Agosto até 2 de Setembro, sob pseudónimo, por correio registado, com aviso de recessão, para a sede do município ou podem ser entregues, pessoalmente, no mesmo local. Devem ser entregues cinco exemplares, de cada trabalho a concorrer. Para mais informações, recomenda-se a leitura do Regulamento deste concurso que se encontra disponível no portal da autarquia.
De salientar que a divulgação dos resultados do vencedor do Prémio Municipal de Criação e Investigação deste ano, se fará até ao dia 2 de Dezembro de 2024.
Recorde-se que a primeira edição do Prémio Municipal de Criação e Investigação, em 2022, foi dedicada à criação literária, tendo sido premiada a obra “O Menino de Prata que desejava Conhecer o Mundo”, de Nuno Almeida.

Edit Template
Notícias Recentes
Ponta Delgada lidera subida do preço das casas no 2º trimestre
Grupo Sousa reforça operação nos Açores com aquisição de navio…
Incêndio no HDES teve origem nas baterias dos condensadores
Unidades hospitalares sem pagar aos bombeiros
Trabalhadores da Azores Airlines dizem-se “apreensivos” com novo Presidente da SATA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores