Este ano, as praias das Milícias e do Pópulo, assim como os Poços Capelas / São Vicente Ferreira, as Poças Sul dos Mosteiros, e o Forno da Cal voltam a ostentar as Bandeiras Azul e de Qualidade de Ouro, galardões ambientais que o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou confirmarem “a excelência” destas cinco zonas balneares que se encontram à responsabilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
O autarca falava, após hastear a Bandeira Azul na Praia das Milícias, “a única do concelho de Ponta Delgada a ostentar todos os símbolos de qualidade ambiental oficialmente reconhecidos”.
Numa ocasião simbólica de que fez também parte o Vice-presidente do município, Pedro Furtado, e o Primeiro-Tenente da Capitania do Porto de Ponta Delgada, Fonseca Malheiro, o autarca enalteceu também o facto de a Praia das Milícias e os Poços Capelas/São Vicente Ferreira terem sido novamente distinguidas com a ‘Bandeira Praia Acessível’.
“É algo que acontece já há vários anos, por cumprirem com as condições e infra-estruturas para garantir o seu bom usufruto por todas as pessoas, independentemente das suas condições de mobilidade”, realçou.
Pedro Nascimento Cabral quis ainda destacar que as praias das Milícias e do Pópulo receberam, “pela primeira vez, a distinção ‘Praia Zero Poluição’” da Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, em função de não lhes ter sido detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises feitas à água do mar, ao longo das três últimas épocas balneares.
“É de notar que a Distinção “Praia Zero Poluição” contemplou este ano apenas 59 das 664 praias e zonas balneares de todo o país, o que corresponde a 9% da sua totalidade”, acrescentou.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada “esta distinção, bem como todas as referidas devem ser motivo de orgulho” por parte das entidades envolvidas na manutenção e limpeza das zonas balneares do concelho, mas também por quem, como os nadadores-salvadores, garante a sua vigilância e usufruto em segurança.
“Temos zonas balneares de excelência e seguras, e isto inclui o facto de contemplarmos todas estas zonas balneares, mas, também, a prainha de São Roque e a praia dos Mosteiros com a presença de nadadores salvadores, mesmo que estas não estejam incluídas no Programa bandeira azul, dada a sua grande frequência por banhistas”.
Ao nível da segurança, este total de sete zonas balneares, têm durante a época balnear determinada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada (de 1 de Junho a 30 de Setembro) ao seu serviço nadadores-salvadores. Acresce que, nos meses de Abril, Maio e Outubro, a praia das Milícias e os Poços Capelas/São Vicente Ferreira estão vigiadas por nadadores salvadores aos fins-de-semana.
A terminar, Pedro Nascimento Cabral anunciou que no final da presente época balnear a autarquia vai lançar um concurso para nadadores salvadores, para que, no próximo ano, “e acompanhando a crescente tendência de banhistas locais e visitantes fora da época estival”, as zonas balneares da praia das Milícias e os Poços Capelas/São Vicente “sejam vigiadas durante todos os dias da semana nos meses de Abril, Maio e Outubro, para salvaguarda dos seus frequentadores residentes, e de quem nos visita”.