O município do Nordeste inaugurou mais uma exposição de pintura na Casa João de Melo, na Achadinha.
A artista, Rita Anjos, de nome artístico “Flor de Maio”, natural de Ponta Delgada, é uma autodidacta que iniciou o percurso pela pintura em 2019, sendo a primeira vez que expõe no Nordeste.
A colecção de 14 telas, em tinta acrílica, tem por tema a Mulher nas suas variadas facetas, tendo surgido por convite da Biblioteca Escolar da EBS do Nordeste, em específico pela professora e coordenadora Fátima Ferreira, no âmbito do projecto de cidadania ao concurso nacional Gandhi, este ano sob a temática Participação e Democracia, aproveitando a temática para trabalhar as questões ligadas à igualdade de género.
Considerando o seu gosto pela moda e pelo Impressionismo, Rita Anjos tenta transpor para a tela a subtileza e graciosidade da figura feminina e da sofisticação com que se ornamenta, estando em destaque na sua pintura a distinção e singularidade do ser feminino através do rosto não revelado.
Ao longo deste projecto pessoal, a artista tem aperfeiçoado a técnica buscando novas fontes de inspiração e direcionando as suas pinturas para novos temas como o mar, a música, a dança, a noite estrelada, os sonhos e o misterioso.
Rita Anjos tem recebido vários convites para exposições e para a participação em projectos sendo para o município do Nordeste uma honra receber o seu trabalho num dos espaços de dinamização cultural do concelho, na Casa João de Melo, como referiu a representante do município na ocasião, a vereadora Sara Sousa.
Colegas e amigos da artista associaram-se à abertura da exposição na Casa João de Melo, entre estes, a professora, escritora e amiga da artista, Luciana Raposo.
A exposição, de nome “Suprema”, ficará patente ao público até 30 de Agosto para aproveitar o período de verão em que o concelho e a própria freguesia da Achadinha recebem muito mais visitantes.