Edit Template

Grandes Festas do Espírito Santo arrancam amanhã em Ponta Delgada

Promovidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, as XXI Grandes Festas do Divino Espírito vão decorrer de amanhã até 14 de julho, contando com um programa que combina as vertentes religiosa, cultural e turística.
O cartaz foi pensado de forma a respeitar “a identidade e tradições ancestrais” do culto ao Divino Espírito Santo e corresponder às expetativas dos largos milhares de pessoas que todos os anos acorrem a Ponta Delgada por altura das festas, afirma o Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral.
“O Divino Espírito Santo é uma marca identitária do nosso povo e, como tal, nós continuamos ao lado destas Grandes Festas, projetando a cidade de Ponta Delgada e abrindo os seus braços a quem aqui vive e tem uma grande devoção pelo Divino Espírito Santo, mas também a quem nos visita”, salientou.
Pedro Nascimento Cabral quis também destacar o carácter unificador das Grandes Festas do Divino Espírito Santo que, além de ligarem o povo açoriano e a sua diáspora, são também alvo do interesse dos turistas das mais variadas nacionalidades que optam por passar férias em Ponta Delgada.

Já pertence ao roteiro
internacional do turismo

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada disse, a propósito, que, em função do evento já fazer parte do “roteiro internacional do turismo”, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu, este ano, comunicá-lo com antecedência para ampliar a sua divulgação e colaborar com os agentes do setor turístico.
“Esta antecedência vem também em solicitação de todos aqueles que têm responsabilidade de promover a imagem de Ponta Delgada, da ilha de São Miguel e dos Açores – sejam os nossos agentes hoteleiros, do alojamento local, sejam operadores turísticos no geral – de forma a que haja uma agenda conhecida e que seja cativante para quem aqui nos visita”, frisou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada não evitou, por isso, salientar “a extraordinária relação” que, de ano para ano, se vem a observar entre residentes, emigrantes e turistas nas Grandes Festas, que, como referiu, vivem da envolvência das 24 freguesias do concelho, todas elas com as suas “caraterísticas próprias” e “formas específicas de manifestar a sua devoção ao Divino Espírito Santo”.
Também presente na conferência de imprensa, o Vice-Presidente do Município anunciou que a autarquia vai candidatar as XXI das Grandes Festas do Divino Espírito de Ponta Delgada à atribuição do selo de Qualidade Ambiental da Secretaria Regional do Ambiente.

Tenda do Espírito Santo de Alenquer inaugurada amanhã

Detalhando, depois, a programação desta 21.ª edição, Pedro Furtado indicou que o evento contempla “cerca de 60 eventos”, ao longo dos seus quatro dias.
“É um programa completo que vai ao encontro da necessidade e procura dos vários públicos, e, acima de tudo, é um momento de festa de Ponta Delgada, das suas freguesias e mordomias, sem as quais não seria possível a dimensão e grandeza destas festas”, disse.
As festas arrancam amanhã com a inauguração da Exposição de Fotografia Divino em Objetiva 23 da autoria da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), às 18h00, no Lado Norte da Igreja Matriz.
No mesmo dia, pelas 18h30, será inaugurada a tenda do Espírito de Santo de Alenquer e, às 21h30, a Igreja da Matriz dará lugar à Conferência Inaugural sobre o Culto do Espírito Santo, proferida pelo Padre Carlos Ângelo da Silva Ferreira, Diretor do Colégio Universitário Pio XII, em Lisboa. O momento será seguido pelo concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, com começo às 22h30.

Mudança da bandeira na sexta

Na sexta-feira (12 de julho), haverá lugar à Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo, pelas 20h00. Como habitualmente, o percurso irá iniciar-se no Centro Municipal de Cultura e terminar nos Paços do Concelho, seguindo-se o desfile da Charanga dos Bombeiros, na Praça do Município, e a abertura do Quarto do Espírito Santo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
Posteriormente, decorrerá a Bênção da Despensa do Espírito Santo, o já tradicional concurso de massa sovada, a arrematação da massa e do pão, a abertura do Bazar de Artesanato dos Centros de Idosos do Concelho de Ponta Delgada e dos Quiosques de Solidariedade Social, assim como o concerto da Banda Filarmónica Nossa Senhora da Luz, pelas 22h30, no Lado Sul do Largo da Matriz.
No sábado (13 de julho), pelas 09h00, as Instituições Particulares de Solidariedade Social farão a Distribuição de Pensões e, ao meio-dia, será inaugurado o Triato do Espírito Santo, no Campo de São Francisco.
Destaque depois para a Partilha das Sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco, pelas 12h15, para o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, às 15h00, e para a Recitação do Terço Cantado pelos Ranchos de Romeiros da Relva e Candelária, a partir das 19h30.
Mais tarde, o Lado Sul da Igreja da Matriz vai ser palco de cantigas ao desafio e da atuação do Grupo de Foliões de Santa Maria, enquanto que a Praça do Município receberá o espetáculo do grupo ‘Noses com Vozes’ de Alenquer, e a Alameda do Pavilhão do Mar o concerto da artista Ágata.

Domingo, dia maior

No domingo (14 de julho), pelas 09h30, no Largo da Igreja Matriz, vai realizar-se a Missa da Coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Pedro.
Pelas 11h00, na tenda da Praça Gonçalo Velho, haverá lugar ao Bodo de Leite, e, às 16h00, terá início a Grande Coroação dos Impérios do Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada, que percorrerá o Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua Drº José Bruno Tavares Carreiro, Rua dos Mercadores e Praça do Município.
As XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada encerram com a atuação da fadista Vera Brasil, às 20h00, e com o concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, às 21h30, ambos na Praça do Município.

Edit Template
Notícias Recentes
Chega diz que “Pico é uma vítima do excesso de proibicionismo”
Lagoa terá Plano Municipal de Juventude
Bombeiros de Ponta Delgada irão transportar Coroa do Município na Grande Coroação
Água Retorta recebe XII Mostra Gastronómica no final de Julho
Povoação prepara-se para “Kids Festival” nos dias 20 e 21 de Julho
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores