Nas consultas com crianças, quando elaboro o genograma familiar, é muito comum haver uma referência aos animais domésticos. Sem excepção, usando os meus parcos recursos artísticos, desenho o animal que fizer parte do quotidiano das crianças. Tal como nos mais pequenos, também os adultos tendem a considerar os seus animais como membros da família, estabelecendo com eles ligações marcadas pelo afecto e por alguma intimidade, ainda que de natureza diferente daquela que estabelecemos com os outros seres humanos.
A Ciência Psicológica já comprovou que, de muitas formas, os animais de estimação podem ajudar-nos a viver com mais Saúde Psicológica e bem-estar. Os animais de estimação, sejam eles quais forem, podem ser uma fonte importante de companhia, conforto, apoio emocional e motivação para os seus donos, sejam eles mais ou menos crescidos.
Há alguns aspectos marcantes, e relevantes para a nossa Saúde Psicológica, na relação com os nossos animais de estimação. Os nossos bichos tendem a aceitar-nos como somos, não nos julgam e gostam de nós, incondicionalmente, todos os dias, trazendo-nos uma sensação de segurança, controlo e uma visão positiva sobre nós mesmos e sobre o mundo.
São, também, uma fonte de apoio emocional, percebem quando estamos menos bem e, alguns, até tentam arranjar formas de nos animar. Quando cuidamos deles, fica a lembrança de que também devemos cuidar de nós.
Ajudam a diminuir o stresse e a ansiedade. Fazer festas a um animal, brincarmos ou sentarmo-nos junto dele pode dar-nos a oportunidade de relaxar, distrair a nossa mente de preocupações e acalmar-nos: a nossa tensão arterial diminui, assim como o ritmo cardíaco; a respiração torna-se mais regular e os músculos relaxam; a “hormona do stresse” – o cortisol – diminui e as “hormonas da felicidade” – a dopamina e a serotonina – aumentam.
São um factor protector contra o isolamento e a solidão. Os animais de estimação oferecem companhia aos seus donos e alguém com quem partilhar a rotina diária. Os animais podem também facilitar oportunidades sociais para conhecermos pessoas novas.
Ter um animal de estimação também tem benefícios para a Saúde Psicológica e o Bem-Estar das crianças. Crescer na companhia de animais de estimação estimula o desenvolvimento de competências que vão ser importantes ao longo de toda a vida, como a empatia, a comunicação, a auto-regulação emocional, a auto-confiança, a responsabilidade e autonomia.
Para mais informação sobre este tema, vale a pena uma consulta ao Portal Eu Sinto.me da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Fique bem pela sua saúde e a de todos os açorianos.
Um conselho da Delegação Regional dos Açores da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Filipe Fernandes *
- Psicólogo Clínico e da Saúde e Vogal da Direcção da DRA/OPP