Edit Template

Bolieiro diz que Graciosa está diferente desde a “Tarifa Açores”

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, realçou que, com a “Tarifa Açores”, a ilha Graciosa é “outra” no campo das acessibilidades aéreas e do turismo, com um aumento “muito significativo” no número de passageiros desembarcados.
José Manuel Bolieiro falava após a reunião com o Conselho de Ilha da Graciosa, naquele que foi o último ponto do segundo dia da visita estatutária do Governo Regional.
No que refere à unidade hoteleira ainda gerida pela Região, o Presidente do Governo declarou ter “boa expetativa” quanto a uma futura venda.
“A ilha Graciosa é cada vez mais um destino turístico atrativo. O hotel é uma vantagem para muscular esta oferta de alojamento turístico”, declarou o governante.
No campo da saúde, o Presidente do Governo valorizou o “aumento de especialistas” deslocados à ilha e a cada vez maior “oferta de consultas e de exames”, sublinhando que, no caso das Termas do Carapacho, depois de anos de “negligência” do seu “potencial termal”, o atual Governo procura uma forma de potenciar este ativo.
O Presidente do Governo visitou o antigo centro de saúde da ilha Graciosa, que vai ser adaptado a lar de idosos, uma mais-valia que vai garantir “maior oferta” para a estrutura residencial local.
“Precisámos de garantir mais oferta para a estrutura residencial para idosos aqui na Graciosa e vamos reabilitar um edifício existente em vez de uma construção nova. Temos a preocupação de valorizar património existente”, declarou o governante.
O Governo dos Açores terminou ontem a visita estatutária à ilha.

Bolieiro entrega casa

José Manuel Bolieiro, entregou a uma família da ilha Graciosa as chaves de uma habitação reabilitada ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A habitação, que servirá para esta família construir o seu “projeto de felicidade e vida”, sublinha José Manuel Bolieiro, integra um lote de cinco casas já recuperadas e atribuídas na Graciosa.
Em revisão está o projeto a empreitada de construção de três novas habitações naquela ilha, também no âmbito do PRR, num investimento global previsto superior a 650 mil euros.
Prevê-se, sobre esta matéria, a abertura do procedimento para contratação pública da execução da empreitada ainda em 2024 (duas novas habitações no Loteamento do Barão da Fonte do Mato e uma nova habitação no Loteamento das Dores, Santa Cruz).

Inauguração do Centro
de Resíduos

O Presidente do Governo Regional dos Açores inaugurou, durante a visita estatutária à ilha Graciosa, a reestruturação do Centro de Processamento de Resíduos (CPR) da ilha.
“Estamos a dar passos muito significativos em demonstrar que os Açores são um arquipélago sustentável sob o ponto de vista ambiental, social e económico, e como destino turístico reconhecimento mundialmente” por estas características, realçou o governante.
José Manuel Bolieiro destacou também que a Região está a superar as metas definidas a nível comunitário quanto à reciclagem.
“Estamos a ser pioneiros, estamos à frente em algumas ilhas, e queremos uma aceleração nalgumas ilhas em que a situação é mais complexa”, garantiu.
A reestruturação inaugurada representa um investimento de 969 mil euros, estando previsto no total um investimento de 1,8 milhões até ao próximo ano neste centro.
A reestruturação do centro inclui a aquisição de equipamentos (como um pré-triturador industrial e máquinas giratórias) e a requalificação do espaço.
O Governo Regional está a intervir nos CPR das ilhas das Flores, Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Santa Maria, para criar zonas de compostagem específica para bio-resíduos provenientes da recolha.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina Clara vai actuar no Teatro Micaelense: “Conheço a música açoriana e guardo surpresa para o dia do concerto”
Ribeiragrandenses reúnem-se nos EUA
Emigrantes dos EUA angariam 19 mil dólares para a Lira do Rosário da Lagoa
“Diálogos Lusitanos” é o novo livrode Onésimo Almeida
Azores Airlines com dois voos semanais P. Delgada-Montreal no Inverno
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores