Edit Template

Publicados os primeiros avisos do Açores 2030 para a Investigação e Desenvolvimento

A Vice-presidência do Governo Regional dos Açores, através da Direcção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, informou que já estão publicados os primeiros avisos do Objectivo Específico Regional: Desenvolver e reforçar as capacidades de investigação e inovação e a adopção de tecnologias avançadas (FEDER), os quais ascendem a cerca de seis milhões de euros, entre verbas FEDER e do Orçamento Regional.
Esta verbas, que serão executadas num prazo de três anos, correspondem a cerca de 25% do total da verba disponível até 2030.
O aviso ACORES2030-2024-13 – Excelência da investigação na RAA – Jovens investigadores é uma novidade a nível nacional, atendendo que permite a recém-doutorados (há menos de cinco anos) desenvolverem provas de conceito a partir de teses de doutoramento com elevado potencial de inovação e exploração económica. Cada projecto permite manter um doutorado com contrato de trabalho durante três anos, num valor máximo de €160.740 por projecto.
De acordo com Artur Lima, destaca-se o facto de que “os projectos só admitem contratos de trabalho, sendo este mais um passo concreto para a eliminação da precaridade nas carreiras de investigação”.
Já o Aviso ACORES2030-2024-12 – Excelência da investigação na RAA – Cátedras, igualmente inovador, permitirá financiar investigadores e equipas de investigação que têm vindo a obter cátedras de instituições internacionais.
O Vice-presidente do Governo afirmou que “esta é uma dinâmica que se tem vindo a observar nos últimos anos, fruto do mérito da investigação regional, e que importa dotar com os recursos adequados para o seu desenvolvimento”. O aviso permite, nesta fase, financiar duas cátedras, com um valor de 160 mil euros por projecto, obrigando à contratação de um recurso humano altamente qualificado para o implementar e desenvolver.

Edit Template
Notícias Recentes
Secretaria Regional da Agricultura e Alimentação promove a participação de 20 empresas açorianas na Lisbon Food Affair 2026
PSP deteve uma pessoa pelo crime de violência doméstica em São Jorge
Investimentos de 800 milhões em Lisboa mantêm Açores no centro da estratégia da Vinci
Casa dos Açores de Minas Gerais organiza encontro empresarial e missão aos Açores
Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura exposição permanente sobre a memória do edifício
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores