Desde o dia de ontem, todos os estudantes e maiores de 65 anos podem circular na rede de minibus de forma gratuita. O regulamento de isenção do pagamento do “passe mensal estudante” e “passe mensal sénior 65+” dos minibus, do município de Ponta Delgada entrou em vigor, após a publicação em Diário da República, contribuindo para promover a mobilidade urbana em Ponta Delgada.
Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, anunciou que “é um dia histórico para o nosso concelho, que fica marcado pelo progresso. Em benefício da mobilidade dos nossos cidadãos, os minibuses de Ponta Delgada passam a ser totalmente gratuitos para todos os estudantes, desde o ensino básico ao universitário, e para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos de idade”, frisa.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada refere que “a implementação desta medida contribui para melhorar a sustentabilidade ambiental. Incentivar o uso dos transportes públicos reduz a dependência de veículos privados, diminuindo assim a pegada de carbono. Esta medida beneficia directamente as pessoas, como também contribui para um ambiente mais verde e saudável para todos”.
Para além desta iniciativa, o Presidente do município salienta que existem outros projectos implementados que visam a “melhoria da qualidade de vida das pessoas e promoção uma circulação mais eficiente”.
“Com a requalificação do centro histórico eliminamos um conjunto significativo de barreiras arquitectónicas, melhorando a acessibilidade a todas as pessoas, sobretudo aquelas que apresentam limitações físicas. Criámos novas zonas para estacionamento de motociclos e para pessoas com mobilidade reduzida”, explica.
Pedro Nascimento Cabral destacou ainda que a autarquia está a desenvolver os procedimentos para a aquisição de dois pequenos veículos eléctricos, com capacidade para transportar oito pessoas, destinados aos cidadãos com mobilidade reduzida, para circularem no centro histórico de Ponta Delgada.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada está a concluir o caderno de encargos que vai permitir lançar o concurso público de concepção/construção da segunda fase do estacionamento subterrâneo da Avenida Infante D. Henrique, que partirá desta localização até ao cimo da Rua Conselheiro Luís Bettencourt, permitindo criar um novo parque de estacionamento para cerca de 300 viaturas.
Em fase de desenvolvimento está o projecto para o prolongamento da Avenida D. João III até à Avenida Mota Amaral, que incluirá a construção de uma ciclovia que ligará essa mesma avenida ao Parque Urbano.